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4ª PJ da Infância e Juventude de Altamira participa de encontro para formação das Equipes Gestoras da rede pública de ensino

Foto: Divulgação/MPPA
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Na última quinta-feira, 04 de agosto, a 4ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Altamira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Vitória do Xingu (SEMED), realizou um encontro de formação para as Equipes Gestoras de todas as Unidades Escolares de rede de ensino municipal.

A ação faz parte do Programa Busca Ativa Escolar, uma estratégia composta por metodologia social e uma ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios, desenvolvido pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoiado pelos órgãos municipais.

Durante o encontro foram debatidos os impactos sociais da evasão escolar na vida do aluno e a importância da Promotoria da Infância e Juventude no fortalecimento da rede escolar. Ao todo, setenta e cinco profissionais estiveram presentes no evento, entre representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal de Educação.

A palestra, intitulada “Diálogo intersetorial com a rede escolar de ensino no enfrentamento e combate ao abandono e evasão escolar” contou com a participação da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Monique Nathyane Coelho Queiroz, da psicóloga da SEMED, Kaillym Torres, da assistente Social Maria Carolina Morais, e do coordenador Operacional do Programa Busca Ativa Escolar, Luís Braga Castro.

A ação foi necessária para elucidar o papel dos diversos integrantes da rede educacional, sobretudo das equipes gestoras, bem como indicar parâmetros de atuação e de adoção de medidas diante dos riscos de infrequência e evasão, vez que a educação é de responsabilidade dos pais, das escolas e do poder público.

A ideia é que, por meio do programa Busca Ativa Escolar, municípios e estados tenham dados concretos que possibilitem planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos, facilitando a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Texto: Ascom MPPA

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