Chef Elder Soares leva sabores de Vitória do Xingu ao Cozinha Show da COP30

Crédito da Foto: Douglas Mendes
Crédito da Foto: Douglas Mendes
Continua após a publicidade

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

O chef de cozinha Elder Soares, natural de Vitória do Xingu, apresentou na tarde desta quinta-feira (20 nov.2025), o prato “Raízes do Rio” durante o Cozinha Show da COP30, no Pavilhão-Pará. O espaço, que reúne estandes de municípios paraenses, rodas de conversa, praça de alimentação e palco cultural, integra a estratégia do estado para inserir suas cidades na agenda global da sustentabilidade e ampliar oportunidades de parcerias e promoção turística.

NotíciasRelacionadas

Crédito da Foto: Douglas Mendes

A demonstração gastronômica ocorreu diante de um público de cerca de 50 pessoas, de diferentes países — capacidade máxima do auditório — e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur). Durante a apresentação, o chef Elder Soares preparou uma receita que celebra os sabores do Baixo Xingu: pirão de camarão, arroz pilado tradicional de Vitória do Xingu e pescadinha vitoriense.

Crédito da Foto: Douglas Mendes

Segundo o chef, o prato carrega referências afetivas e culturais da região. “Carrego minha avó e seus ensinamentos em cada prato”, afirmou Elder, que também concedeu entrevista a uma rádio de Belém para falar sobre sua trajetória e paixão pela gastronomia.

Crédito da Foto: Douglas Mendes

A apresentação do chef de cozinha foi acompanhada por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo de Vitória do Xingu, liderada pela turismóloga Raphaela Fernandes. O grupo, que recebeu apoio total da prefeitura, aproveitou o evento para reforçar a divulgação do potencial turístico do município.

Crédito da Foto: Douglas Mendes

Vitória do Xingu, localizado no sudoeste do Pará, integra a Rota Turística do Xingu, composta por 10 municípios. Além da culinária marcada por ingredientes regionais, a cidade se destaca pelo ecoturismo e atividades de aventura, como a pesca esportiva e as cachoeiras da Volta Grande do Xingu. No município também está instalada a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, considerada a maior genuinamente brasileira.

Foto: Wilson Soares

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página