O 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) realizou, neste sábado, (17.jan.2026), uma campanha de doação de sangue no Hemopa de Altamira, mobilizando cerca de 50 militares. A ação faz parte da campanha do Comando Militar do Norte (CMN), intitulada “Doar Está no Nosso Sangue”, com o objetivo de reforçar os estoques do banco de sangue e reafirmar o compromisso social da unidade com a população altamirense.

Comandante do 51º BIS, tenente-coronel Celso Augusto Carvalho Sampaio
De acordo com o comandante do 51º BIS, tenente-coronel Celso Augusto Carvalho Sampaio, a iniciativa está alinhada aos valores do Exército Brasileiro. “O lema do Exército Brasileiro é braço forte, mão amiga. Doar sangue está inserido nesse contexto de mão amiga do nosso lema”, destacou o comandante, que também participou da ação como doador.
A campanha de doação marca o início das atividades comemorativas pelos 53 anos de criação do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, celebrados oficialmente no dia 31 de janeiro. Além da ação solidária no Hemopa, o Batalhão programou uma série de atividades voltadas à solidariedade, à preservação ambiental e à aproximação com a comunidade local.
Programação comemorativa – 53 anos do 51º BIS
– 26 de janeiro (segunda-feira) – Plantio de mudas de ipê, às 9h, no bairro Independente II, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira;
– 28 de janeiro (quarta-feira) – Apresentação da Banda de Música e Exposição de Material Militar, no shopping de Altamira, a partir das 19h;
– 30 de janeiro (sexta-feira) – Formatura alusiva aos 53 anos de criação do 51º BIS, nas dependências do Batalhão.
As ações reforçam o papel do 51º BIS não apenas na defesa da região, mas também na promoção de iniciativas sociais e ambientais em benefício da população de Altamira e região.
A Voz do Xingu






















