Bispo Dom João Muniz fala ao A Voz do Xingu sobre fé, devoção e a força de São Sebastião em Altamira

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Em entrevista ao portal A Voz do Xingu, o bispo da Diocese de Xingu-Altamira, Dom João Muniz destacou a importância histórica e religiosa de São Sebastião, padroeiro do município de Altamira (PA), durante as celebrações em homenagem ao Santo.

Segundo o bispo, São Sebastião nasceu na França, foi criado na Itália e atuou como soldado do Império Romano em um período marcado por intensa perseguição aos cristãos. “Sebastião foi um cristão autêntico. Mesmo sendo soldado, ajudava e defendia os cristãos”, explicou Dom João Muniz. Ele ressaltou ainda que, desde os primeiros séculos do cristianismo, a devoção ao Santo se espalhou rapidamente, especialmente por ele ser invocado como protetor contra pestes, epidemias, guerras e a fome.

NotíciasRelacionadas

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu

Dom João Muniz – Foto: Wilson Soares

Dom João lembrou que São Sebastião é o padroeiro de Altamira e que a festividade em sua homenagem é considerada patrimônio imaterial do município. Celebrado no dia 20 de janeiro, o Santo divide a data litúrgica com São Fabiano, embora, em Altamira, a devoção seja voltada especialmente a São Sebastião. “Queremos pedir a intercessão deste Santo, que há tantos anos intercede pelo povo de Deus nesta região, para que traga paz às famílias, amor aos corações e, sobretudo, mais cuidado uns com os outros, especialmente com nossos idosos e com as crianças. São Sebastião é um Santo que tem muito a dizer para nós”, afirmou o bispo.

Neste ano, as festividades em honra a São Sebastião completam 103 anos. A programação inclui atividades religiosas, culturais e esportivas, iniciadas no começo do mês. Entre as ações realizadas estão missas na Igreja Catedral, passeio ciclístico e doação de sangue. Nesta terça-feira (20), data dedicada ao padroeiro, ocorrem ainda corrida de rua, caminhada, café de confraternização, natação no Rio Xingu, além da tradicional procissão às 17h, seguida de missa campal na Praça do Mathias. As celebrações serão encerradas com um arraial no Salão São Sebastião.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu   

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Comments 1

  1. Maria De Nazaré Moreira Da Silva says:

    São Sebastião rogai por nós por nossa cidade de altamira Pará 🙌❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página