A reabilitação dos 268 metros do vão central da ponte Rio Moju chega esta semana a fase de instalação dos cabos-estais, dando início a etapa final da obra. Ao todo serão instalados 40 cabos estais, que serão implantados em pares, de forma simultânea. Os cabos estais são os responsáveis pela sustentação e estabilidade da pista da ponte.
Durante o processo de instalação, a cada dois dias serão colocados dois segmentos de cabos, sempre juntos lados direito e esquerdo da ponte. Nesse trecho da ponte haverá dois novos vãos de navegação, construídos com 134 metros de distância entre os centros dos apoios, que foram destruídos após um choque de uma embarcação, em abril deste ano.
Na última semana foi concluída a construção do bloco em duas etapas, com a concretagem das 24 estacas que formarão a aba do bloco principal do mastro, que deverá ser concluída até início de dezembro, antes do fechamento da pista da ponte (quando os segmentos de pista que partem do mastro alcançarão os apoios AP6 e AP11), ligando novamente as pistas nova as remanescentes da ponte).
A construção do bloco em duas etapas possibilitou a rapidez da obra com duas frentes simultâneas de serviços: a colocação do mastro no núcleo do bloco e a cravação de 24 estacas.As atividades estão dentro do cronograma a obra, que será inaugurada no próximo dia 15 de dezembro e religará a alça Viária (PA-283), que teve o acesso terrestre interrompido no quilômetro 34 da rodovia, após a queda da ponte.
Na última sexta-feira (22), técnicos da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) fizeram vistoria ao estaleiro Maguari, em Outeiro, para inspecionar a construção das defensas de proteção dos pilares da ponte no entorno do vão se navegação. “A fiscalização tem sido determinante para garantir que as peças cheguem perfeitas ao canteiro de obras somente para serem montadas, evitando trocas de peças e, consequentemente, atraso a obra”, concluiu o titular da Setran, Pádua Andrade.
Fonte: DOL