As primeiras delegações indígenas começaram a chegar a Altamira nesta segunda-feira (20.jul.2026), marcando o início da mobilização para o II Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, que será realizado entre os dias 23 e 26 de julho, em uma arena montada na Orla de Altamira. Neste ano, o evento reunirá representantes de 14 etnias, ampliando a participação em relação à primeira edição, que contou com nove povos indígenas.

Foto:Ascom/PMA – Divulgação
Durante a manhã, desembarcaram na cidade integrantes das etnias Xikrin, Parakanã, Assurini, Araras da Volta Grande do Xingu, Araras do Laranjal e Juruna. Ao longo do dia, também são esperadas as delegações das Terras Indígenas Assurini Trocará, Gavião Kyikatejê, Trincheira Bacajá, Cachoeira Seca, Xipaya, Terena (MS), Araweté e Kayapó Kararaô.
A Prefeitura de Altamira montou uma força-tarefa para recepcionar as delegações, oferecendo apoio logístico desde a chegada até o deslocamento para os alojamentos, além de garantir segurança durante toda a programação.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Priscilla Couto, o aumento no número de etnias participantes demonstra o fortalecimento do festival.
“Muitas etnias chegarão de barco, mas outras chegarão de ônibus. Nós vamos estar apoiando a chegada deles, a logística para levá-los até os alojamentos. A partir de agora, a Prefeitura de Altamira tem uma força-tarefa para estar junto com eles e garantir segurança. Dessa forma, teremos um evento grandioso e tranquilo. Ano passado eram nove etnias, este ano são 14 e a gente fica muito feliz com isso”, destacou.
Antes da abertura oficial, a programação prevê, na terça-feira (21/7), o sorteio das tabelas das competições, às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). No mesmo dia, às 19h, será realizada a entrega oficial dos uniformes e materiais esportivos às delegações indígenas, no Estádio Municipal O Bandeirão.
As primeiras disputas de futebol de campo acontecem no dia 22 de julho, antecedendo a cerimônia oficial de abertura do festival, marcada para quinta-feira, 23 de julho, às 19h, na Arena. Na sequência, haverá a entrada das delegações indígenas e a tradicional corrida de tora.
Ao longo da programação, o público poderá acompanhar competições de futebol de campo, canoagem, corrida de bastão, corrida livre de 100 metros, arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força e desfile do Casal Indígena. O festival também contará com apresentações culturais que valorizam os costumes, as tradições e a diversidade dos povos indígenas participantes.
Promovido com parceria institucional da Prefeitura de Altamira, o II Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu reforça a valorização das culturas originárias, incentiva o intercâmbio entre os povos indígenas e fortalece o turismo cultural no município.
Fonte: Ascom/PMA.




















