Empresário denuncia esgoto a céu aberto há 31 dias em Altamira e cobra solução urgente

João Júnior da Costa Neto
João Júnior da Costa Neto
Continua após a publicidade

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Um trecho da Rua Coronel José Porfírio, às margens do Rio Xingu, na área central de Altamira (PA), voltou a ser alvo de reclamações nesta quinta-feira (30.jul.2026), após um vídeo gravado pelo empresário altamirense João Júnior da Costa Neto viralizar nas redes sociais. Nas imagens, ele denuncia que um esgoto a céu aberto estaria despejando dejetos na via pública há 31 dias e cobra providências urgentes das autoridades e da concessionária responsável pelo serviço.

Proprietário de uma escola de inglês no município, João Júnior afirma que a situação representa um risco à saúde pública e causa transtornos a moradores, comerciantes e pessoas que circulam diariamente pela região.

NotíciasRelacionadas

João Júnior da Costa Neto

Durante a gravação, o empresário lembra que fará aniversário no próximo dia 3 de agosto e faz um apelo para que a solução do problema seja o seu presente.

“Pessoal, eu queria estar aqui em Altamira, bem na frente do rio, falando de uma coisa boa da cidade. Mas, infelizmente, eu tenho que fazer essa reclamação. Quero fazer um apelo. Isso aqui está há 31 dias despejando dejetos. Isso é dejeto de privada”, declarou.

Como forma de protesto e para chamar a atenção para a situação, João Júnior colocou um vaso sanitário ao lado do ponto onde o esgoto está escorrendo pela rua. A iniciativa rapidamente repercutiu nas redes sociais e gerou manifestações de apoio de moradores, que também relataram problemas semelhantes em outros bairros de Altamira.

Desde abril deste ano, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município passaram a ser administrados pela concessionária Águas do Pará, empresa do grupo Aegea, que assumiu a operação em mais de 120 municípios paraenses após vencer o processo de concessão.

Desde a mudança na gestão, moradores têm registrado diversas reclamações relacionadas ao sistema, entre elas vazamentos de esgoto a céu aberto, falta de abastecimento de água em alguns bairros e questionamentos sobre a cobrança das tarifas de água e esgoto, que passaram a ser aplicadas após a concessão.

A Prefeitura de Altamira informou anteriormente que criou uma comissão para acompanhar os serviços prestados pela concessionária e fiscalizar o cumprimento das obrigações contratuais. Segundo o município, a comissão tem cobrado providências para solucionar os problemas que vêm afetando a população.

Até o momento, a concessionária não havia se manifestado publicamente sobre o caso específico registrado na Rua Coronel José Porfírio. O espaço permanece aberto para posicionamento da empresa.

A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página