O Projeto Pipas chega a Altamira, na região sudoeste paraense, com uma programação especial voltada à conscientização de crianças e adolescentes sobre os cuidados necessários durante a brincadeira de empinar pipas. As atividades serão realizadas nos dias 17 e 18 de agosto, em escolas públicas do município, com ações educativas, gincanas, teatro de bonecos, oficinas e orientações sobre segurança com a rede elétrica.
A iniciativa tem o patrocínio da Equatorial Pará e é realizada pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, do Governo do Estado do Pará. Por meio de uma abordagem lúdica e participativa, o projeto busca aproximar as informações do cotidiano dos estudantes e incentivar que eles também compartilhem os conhecimentos com familiares e amigos.
Em Altamira, as atividades vão abordar principalmente os riscos de empinar pipas próximo a postes, fios e equipamentos elétricos. A orientação é que a brincadeira aconteça sempre em locais abertos e afastados da rede elétrica. Caso a pipa fique presa nos fios, ela nunca deve ser retirada, pois a tentativa de recuperar o objeto pode provocar acidentes graves.
O projeto também reforça a importância de não utilizar cerol ou linha chilena, materiais que podem causar acidentes e colocar em risco não apenas quem empina a pipa, mas também pedestres, ciclistas e motociclistas.
Quase mil ocorrências no Pará
A ação acontece em um cenário de alerta para os impactos das pipas no sistema elétrico. Entre janeiro e abril de 2026, a Equatorial Pará registrou 994 interrupções no fornecimento de energia provocadas pelo contato de pipas com a rede elétrica em todo o Estado, uma média de aproximadamente oito ocorrências por dia e um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2025.
Além de contribuir para a segurança das crianças, a iniciativa busca reduzir ocorrências que podem provocar interrupções no fornecimento de energia e afetar residências, comércios, escolas, unidades de saúde e outros serviços essenciais.
Serviço – Projeto Pipas em Altamira
17 de agosto de 2026
EMEIF Rui Barbosa
Endereço: Rua Tambaqui, s/n, RUC Laranjeiras, bairro Ibiza, Altamira – PA
Horário: das 9h às 11h
EMEF Raimunda Rodrigues Mota
Endereço: Rua 15, Quadra 15, s/n, bairro Bonanza, Altamira – PA
Horário: das 14h às 16h
18 de agosto de 2026
ESTIMA José Edson Burlamaqui de Miranda
Endereço: Travessa da Concórdia, nº 1040, bairro Boa Esperança, Altamira – PA
Horário: das 9h às 11h























