Esgoto na orla de Altamira gera reclamações e empresa pede prazo para solucionar problema

Continua após a publicidade

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

O despejo de esgoto próximo a um dos principais monumentos da orla de Altamira, na região sudoeste paraense, ganhou destaque nos últimos dias nas redes sociais e também foi tema de uma audiência realizada nesta quarta-feira (19.ago.2026), na Câmara Municipal.

Durante a reunião, vereadores cobraram da Águas do Pará, empresa do Grupo Aegea responsável pelos serviços de saneamento no município, providências para solucionar o problema.

NotíciasRelacionadas

“Acabamos de participar de uma importantíssima reunião com representantes da Aegea, Águas do Pará, onde tratamos principalmente da questão do esgotamento sanitário do município. Recebemos reclamações de vários atletas que utilizam a praia da orla para realizar suas atividades físicas, principalmente em relação ao mau odor causado pelo vazamento de esgoto que está sendo direcionado ao Rio Xingu. O responsável pela empresa nos informou que equipes já estão atuando na área e que serão realizadas ações paliativas até que o problema seja solucionado. Ele também nos garantiu que, em um prazo de até 30 dias, a situação deverá ser resolvida por completo. Nós vamos continuar cobrando para que isso aconteça o mais rápido possível”, afirmou o vereador Victor da Foccus, que participou da audiência.

Recentemente, o prefeito de Altamira, Loredan Mello, também se manifestou sobre a situação. Durante uma coletiva de imprensa, o gestor deu prazo de 15 dias para que a empresa adote providências em relação aos pontos onde há extravasamento de esgoto em vias públicas.

Em resposta às reclamações, a Águas do Pará, que assumiu em abril deste ano a responsabilidade pelos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, informou que algumas bombas utilizadas no sistema apresentaram problemas. Segundo a empresa, novos equipamentos estão sendo providenciados para minimizar a situação e restabelecer o funcionamento adequado dos serviços.

O Portal A Voz do Xingu também tem recebido diversas reclamações de moradores e visitantes que frequentam a orla de Altamira. Segundo os relatos, o mau cheiro nas proximidades do monumento indígena tem causado transtornos e desconforto para quem passa pelo local.

A situação preocupa ainda mais pela proximidade com a praia artificial da orla, frequentada diariamente por moradores para banho, atividades físicas e lazer. No mesmo trecho do Rio Xingu, também é comum a presença de pessoas praticando pesca.

O Portal A Voz do Xingu continuará acompanhando o caso e cobrando dos responsáveis providências para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página