Jovens que completam 18 anos em 2018 devem se alistar no serviço militar. O alistamento é obrigatório e pode ser feito na página oficial do processo ou comparecer a Junta de Serviço Militar.
O alistamento pela internet está disponível aos jovens que completam 18 anos e que têm CPF. Aqueles que não possuem CPF, poder procurar a Junta Militar. O jovem nascido em 2000 que perder o prazo deve comparecer à Junta, pagar multa e fazer o alistamento.
Quem não se alista fica em débito com o Serviço Militar e não pode, por exemplo, obter passaporte, ingressar como funcionário, se matricular em qualquer estabelecimento de ensino e obter carteira profissional.
O processo pela internet será feito por meio de questionários. O jovem vai responder perguntas sobre assuntos como condições de saúde, situação financeira ou qualquer outro motivo que possa impedir de servir ao Exército.
O andamento do processo pode ser acompanhado na mesma página. Quem for dispensado vai poder tirar o certificado direto na Junta Militar. Todos os anos, aproximadamente 1,8 milhão de homens se alistam. Apenas 5% (cerca de 100 mil) acabam “efetivados”.