A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Vitória do Xingu, aconteceu na Comunidade Leonardo D`Vinci – Km 18 da rodovia Transamazônica, na manhã desta quinta-feira, 19. O mutirão de limpeza faz parte do Projeto Vitória Mais Limpa.
Equipes compostas por homens, caçamba e pá carregadeira percorreram todas as ruas da comunidade recolhendo sobras de material de construção, entulhos de obras, pneus velhos, aparelhos eletrônicos, folhas, galhos e poda de árvores.
Uma outra equipe ficou concentrada na praça da comunidade fazendo serviço de poda de árvores, aparando a grama e instalando novas lixeiras. “A gente está trazendo esse mutirão nas comunidades adjacentes do município. Buscando a prevenção das doenças causadas pelo mosquito e várias outras doenças que são causadas devido ao lixo”, frisou o secretário da Semat, Darli Costa.
A maioria dos moradores ao saber do mutirão colocou todo o entulho que tinha no quintal de casa, para fora. José Roberto que mora há vários na localidade aproveitou inclusive para despachar uma televisão que não utilizava mais. “Eu acho muito importante essa ação. Porque a gente vai retirando os lixos que estão no quintal para não juntar água né?”. O morador aproveitou para pedir a colaboração de todos os proprietários de terrenos para que executem a limpeza em seus lotes. “A gente limpa os quintais da gente, mas esses quintais eles ficam todos cheios de vasilhas acumulando água. Olha como está esse quintal aqui do lado. É muito ruim essa situação”, pontuou José Roberto.
Alcide Freitas é agente de endemias na comunidade. Ela acredita que o mutirão, além de deixar as ruas mais limpas, vai ajudar a evitar a proliferação de doenças como a Dengue. “Fazendo a retirada dos entulhos dos quintais nós vamos estar contribuindo para melhoria da saúde da população, porque retirando os entulhos nós vamos estar evitando os focos de dengue, de insetos como escorpião que vem afetar a saúde do morador”, disse a agente de saúde.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Darli Costa, pede também a colaboração da população para participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas. “Nós já fizemos essa ação na Comunidade do Belo Monte, na Comunidade Félix no km 32, e hoje estamos trazendo aqui pra Comunidade Leonardo da Vinci e posteriormente iremos realizar nas comunidades Ramal do Cocos, Bananal e manter também periodicamente na sede do município’, concluiu Darli.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu