Em balanço divulgado pela Polícia Civil no fim da tarde de terça-feira (19), sobre os trabalhos realizados no município de Rurópolis, sudoeste do Pará, em combate à covid-19, consta a autuação e prisão de um empresário por violação às barreiras sanitárias.
De acordo com a polícia, era por volta das 16h quando o empresário Henrique Pereira da Silva Filho, conhecido como Henrique da HP, residente na Comunidade Novo Paraíso, município de Placas, em trânsito pela BR-230, na altura do bairro do Leitoso ao trafegar em sua caminhonete, primeiro ignorou as ordens de pare da fiscalização, e ao ser abordado e solicitado o uso de máscara como medida preventiva, se negou a fazê-lo afirmando que estava dentro de veículo. Desacatou a guarnição de serviço da Polícia Militar local e os funcionários a serviço da Secretaria de Saúde do município, fugindo em seguida.
Policiais militares em rondas encontraram o empresário ainda na BR- 230 próximo a uma loja de Autopeças de veículos quando foi preso e conduzido à delegacia para as formalidades legais.
Segundo o delegado de Polícia Civil, Ariosnaldo da Silva Vital Filho contra a conduta do empresário foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência e ele foi autuado por crimes contra a administração pública e direção perigosa.
O veículo foi apreendido, mas após revista minuciosa foi liberado juntamente com o empresário sob termo de compromisso.
A polícia informou que os trabalhos preventivos realizados pelas forças de Segurança Pública juntamente com agentes da Vigilância Sanitária do município têm sido intensificados em Rurópolis em combate à covid-19.
Por G1 Santarém — PA