Moradores do bairro São Joaquim, um dos cinco reassentamentos que foram construídos pela empresa Norte Energia, protestam há alguns dias pelo abandono que o bairro vem passando. Eles já colocaram faixas na entrada do bairro, pedindo asfalto e calçada, mas nunca foram atendidos pela gestão municipal, que alega que o bairro ainda não foi entregue pela empreendedora da Usina de Belo Monte.
Na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, eles resolveram ir além e foram com faixas para frente da sede da prefeitura de Altamira com os dizeres: “Sem asfalto e calçamento não tem voto – bairro São Joaquim”.
O portal A Voz do Xingu esteve no bairro e constatou que a rua principal do bairro está tomada por buracos e alguns acessos estão praticamente impossíveis de transitar.
Além da falta de estrutura para trafegar, os moradores da maioria desses novos reassentamentos, também sofrem com constante falta de água, e quando cobram da gestão municipal a justificativa é a mesma, que a responsabilidade seria da Norte Energia, que ainda não teria entregue o sistema de abastecimento a prefeitura.
Já a Norte Energia afirma que já foi realizada a entrega do sistema de saneamento à municipalidade e que em solidariedade à população dos RUCs, continua apoiando o abastecimento de água nestes novos bairros com carros pipa.
Enquanto a Norte Energia e a prefeitura de Altamira não se entendem, o povo mais necessitado que foi realocado para esses bairros, continua sofrendo com a falta do básico para se viver, que é água potável e ruas trafegáveis.
Por: Wilson Soares – A Voz do Xingu