Menu

Mais de 7 toneladas de kits de higiene e proteção são doadas em 24 comunidades e aldeias da Flona

Continua após a publicidade

Os moradores de 24 comunidades e aldeias indígenas da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), no oeste paraense, receberam mais de 7 toneladas de kits de higiene e proteção doados pela ação #ComSaudeeAlegriaSemCorona, do Projeto Saúde e Alegria (PSA).

A distribuição ocorreu no período de 28 a 30 e julho e beneficiou mais de 1.200 famílias. A ação teve como principal objetivo incentivar a prevenção dos povos da floresta contra a Covid-19, já que, nesta região mesmo isolada, houve casos da doença em comunidades, e foram registradas três mortes.

Segundo o vice coordenador da federação da Flona, Vitor Fernandes, a população está em isolamento e se não fosse a ajuda de entidades parceiras não receberiam esse tipo de benefício em aldeias e comunidades tradicionais da Flona. “Faleceram três pessoas até o momento e 100% das comunidades foram atingidas”, ressaltou.

A disseminação do novo coronavírus nas comunidades aumenta a preocupação, principalmente, com idosos e crianças, o que incentivou o bloqueio da passagem de pessoas de fora na região, de iniciativa dos moradores. Além das barreiras, foram realizadas campanhas para evitar que a doença se espalhe ainda mais pelas comunidades. Os comunitários que estão ausentes também não podem entrar. Inclusive, para transportar medicamentos ou alimentos, precisam de autorização.

O cacique da aldeia Bragança, etnia Munduruku, Domingos Correia, contou que os aldeados tiveram muita dificuldade para acessar alimentos devido ao isolamento e que o apoio institucional tem sido muito importante.

“A gente sabia que ia passar fome, ter dificuldade de remédio e as parcerias ficaram mais próximas. Todo mundo se juntou. Precisamos estar juntos, rezando”, disse o cacique Munduruku.

As doações de kits de higiene e proteção foram entregues nas comunidades São Domingos, Maguari, Jamaraquá, Acaatinga, Jaguarari, Pedreira, Bom Jesus, Piquiatuba, Aldeia Marituba, Aldeia Bragança, Marai Novo, Marai, Nazaré, Tauarí, Chibé, Pini, Aldeia, Takuara, Martanxim, Prainha I, Prainha II, Itapaiuna, Paraiso e Jutuarana.

A iniciativa do PSA contou com a parceria da Cooperativa Mista da Flona (Coomflona) e Federação das Comunidades da Flona, para viabilização da entrega.

“A primeira etapa, no município de Aveiro, foi feita pelo Abaré, e a partir da comunidade de Jutuarana até são Domingos com transporte terrestre. Esses kits estão sendo super importantes para essas famílias pois além deles tem as cartilhas de prevenção para que essas pessoas saibam como se prevenir da covid-19”, avaliou o gestor do Programa de Água do PSA, Carlos Dombroski.

Fonte: G1 Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.