Search
Close this search box.

Em um ano, Barco Papa Francisco realiza mais de 50 mil atendimentos de saúde em comunidades ribeirinhas

Continua após a publicidade

O barco hospital Papa Francisco possibilitou a realização de mais de 50 mil atendimentos de saúde em diversas comunidades ribeirinhas da bacia amazônica. Desde de 2019, os municípios que estão na lista dos beneficiados são: Faro, Terra Santa, Juruti, Oriximiná, Óbidos, Curuá, Monte Alegre, Alenquer, Prainha, Almeirim e Santarém, no oeste do Pará.

Uma parceira firmada em 19 de agosto de 2019, entre Governo do Pará e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus completa um ano de execução.

Ano passado, no ato de assinatura do convênio, o governador Helder Barbalho, enfatizou que a parceria iria proporcionar atendimento médico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) aos usuários com dificuldade de acesso, nas regiões atendidas pelo barco hospital, e que as ações iriam ao encontro do objetivo do Estado, de levar saúde por todo o Pará, uma vez que o Estado possui o tamanho de um território e era preciso descentralizar as ações.

O termo assinado permite o apoio do governo, através da Secretaria de Estado de Saúde, no valor de R$ 397 mil por mês, tornando possível o pleno funcionamento do barco. O termo prevê ainda que, em casos de calamidade, catástrofes, inundações e outras situações emergenciais, o BRPF pode se deslocar a outras regiões de acordo com a necessidade.

O projeto disponibiliza consultas médicas especializadas, atendimentos odontológicos, radiografias, mamografias, ultrassonografias, ecocardiogramas, testes ergométricos, exames laboratoriais e vacinação, além de, em caso de urgência, cirurgias de pequenas e média complexidade.

Desde o início da pandemia, a atuação do barco hospital Papa Francisco tem sido fundamental para levar atendimento e remédios aos pacientes com sintomas da Covid-19, dificultando o avanço do vírus na região.

Renovação do Contrato

O secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, confirmou que por conta de um trabalho produtivo, que possibilitou o apoio do Estado a milhares de famílias, o contrato será prorrogado.

“Inicialmente, o contrato com o barco hospital Papa Francisco foi de um ano, que completou no dia 17. Por conta disso, o estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública, já está trabalhando na renovação. Lembrando que esse barco tem o acompanhamento da Sespa, através da 9ª Regional e da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará. O trabalho realizado tem sido um grande exemplo para todo o país, uma vez que atende as pessoas que moram em comunidades mais distintas, significa dizer que muitas vidas foram salvas”, destacou o secretário de Governo.

Para o coordenador do barco Hospital Papa Francisco, Frei Joel Sousa, a parceria com o governo do Estado foi fundamental para realizar a grande missão de levar amor ao próximo de uma forma muito concreta.

“Através dessa parceria, foi possível realizar essa grande missão de amor ao próximo, podendo cuidar das pessoas, levando atendimentos médicos para a população do Baixo Amazonas. Também pudemos contar com as parcerias das prefeituras nos municípios atendidos, que nos ajudam com a logística em cada ação realizada, sem deixar de agradecer também aos profissionais voluntários, vindo de todas as regiões do Brasil para somar, principalmente, profissionais de saúde”, destacou.

O atendimento do barco hospital nas comunidades mais distantes tem sido de grande importância para a população que vive às margens dos rios. João Mário dos Santos, de 70 anos, e Maria Pacheco, de 65, fazem parte desse grupo de pessoas.

“O barco chegou aqui na comunidade em um momento muito importante, onde várias pessoas da vila estavam com covid, e não era possível o deslocamento. Estávamos só nós dois aqui em casa, sem poder buscar ajuda nos grandes centros, sentindo os sintomas da doença e o barco chegou. Nós fomos atendidos pelo médico, recebemos os remédios para tratamento, recebemos cestas básicas e pudemos tirar esse medo das nossas vidas”, afirmou Mário.

Estrutura

O Barco Hospital Papa Francisco tem 32 metros de comprimento, com uma equipe de 28 profissionais, abriga salas para raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, oftalmológicos, odontológicos e leitos para internação.

Fonte: G1 Santarém

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *