As inscrições para os cursos de nível superior ofertados pelo projeto Forma Pará, do governo estadual, em nove municípios se encerram no dia 22 de outubro. As vagas são para o vestibular especial da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceira com as instituições de ensino superior, prefeituras e entidades civis.
Os editais com a oferta das vagas em nove municípios estão publicados no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pela realização dos processos seletivos.
O edital da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) oferece 315 vagas nos municípios de Abel Figueiredo (Administração – 50 vagas), Bom Jesus do Tocantins (Ciências Contábeis – 50 vagas), Itupiranga (Pedagogia – 50 vagas), Jacundá (Psicologia – 35 vagas), Ourilândia (Zootecnia – 40 vagas), Piçarra (Medicina Veterinária – 40 vagas) e Tailândia (Engenharia Ambiental – 50 vagas).
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) oferta 90 vagas nos municípios de Novo Progresso (Engenharia Sanitária e Ambiental – 50 vagas) e Rurópolis (Agronomia – 40 vagas).
Para os dois processos seletivos a taxa de inscrição é de R$ 80. As instituições garantiram isenções a candidatos de baixa renda. Na Unifesspa foram 372 isentos e na Ufopa, 129. A data prevista para a realização da prova é 13 de dezembro, em cada município onde o curso é ofertado.
Ambos os editais preveem reserva de vagas para cotas sociais e raciais, além de vagas para pessoas com deficiência. Também é garantida pontuação bônus para candidatos que cursaram pelo menos uma das séries do Ensino Médio no município onde a vaga é ofertada.
Confira todos os detalhes nos editais: Unifesspa aqui e Ufopa aqui.
Fonte: G1 Pará