Uma embarcação de madeira com 60 passageiros por pouco não foi afundou nesta quarta-feira, 28, quando se aproximava do município de Santarém, oeste do Pará. O navio, que saiu de Almeirim na segunda feira, 26, sofreu uma avaria no casco após bater em uma estrutura numa distância de 150 metros da margem.
O B/M Espírito Santo que tem capacidade para 100 passageiros, transportava 60 e algumas cargas no convés. Ao se aproximar do porto do DER, colidiu contra uma estrutura contundente por volta das 05h30. O comandante conseguiu manobrar rapidamente e levou a embarcação para mais próximo da margem, ao lado do píer do Terminal Hidroviário de Santarém, que está em construção.
Os passageiros foram resgatados do barco em botes e boias. Não há registro de feridos, apenas danos materiais. Tripulantes disseram que a embarcação foi danificada por uma estrutura metálica ou de concreto da obra do Terminal Hidroviário de Santarém, e informaram que outras embarcações já se acidentaram no mesmo local que não está sinalizado.
Uma equipe da Capitania Fluvial de Santarém esteve no local e um inquérito deve ser instaurado para apurar as circunstâncias do incidente.