A Receita Federal deve confirmar e liberar a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021 na próxima quarta-feira (23). A liberação dos pagamentos deve acontecer somente no próximo dia 30, na outra quarta.
Para consultar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar Restituição”.
Por meio do serviço pode ser verificado se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição.
Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora, corrigindo as pendências. As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão.
A Receita Federal oferece também o serviço de consulta rápida das declarações do imposto de renda por meio do app Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.
Restituição 2021
O cronograma de pagamentos dos lotes de restituição foi mantido mesmo com a prorrogação do prazo de entrega da declaração. Geralmente a consulta é possível ser feita com uma semana de antecedência em relação ao pagamento.
A Receita Federal espera concluir a liberação de todas as restituições até o mês de setembro. Confira o calendário:
Lote | Data de consulta | Data de pagamento |
1º lote | 24 de maio de 2021 | 31 de maio de 2021 |
2º lote | 23 de junho de 2021 | 30 de junho de 2021 |
3º lote | 23 de julho de 2021 | 30 de julho de 2021 |
4º lote | 24 de agosto de 2021 | 31 de agosto de 2021 |
5º lote | 23 de setembro de 2021 | 30 de setembro de 2021 |
Pagamento do IRPR
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Cerca de 390 mil contribuintes ainda não receberam a sua restituição de 2020 em razão de pendências em suas contas bancárias e têm saldo disponível para resgate ou reagendamento junto ao Banco do Brasil.
Após um ano, se o resgate não foi feito, deverá ser solicitado por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, disponível no e-CAC. O prazo para pedido de pagamento de restituição na Receita Federal é de 5 anos.
Fonte: Portal Contábeis