A foto de uma turma de formandos do curso de Educação Física, publicada nas redes sociais, causou polêmica na comunidade acadêmica do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Tucuruí, no sudeste do Pará. Na imagem, alunos aparecem sentados fazendo um gesto obsceno.
A assessoria da instituição informou que recebeu a foto na terça-feira (15) e que a reitoria decidiu suspender os estudantes da cerimônia de formatura, realizada na noite de quarta (16).
Segundo a Uepa, havia uma decisão judicial para que a suspensão fosse desfeita, no entanto, a reitoria decidiu não voltar atrás e a punição foi mantida.
Na cerimônia com estudantes que não estavam suspensos, um professor efetivo do curso subiu no palco, reproduzindo o gesto feito pelos estudantes. A atitude, segundo a assessoria, teria ofendido quem estava na ocasião.
Em nota, a Uepa disse que a foto é “incompatível com o decoro e ética da instituição” e que “não compactua com tal tipo de conduta de caráter desrespeituoso, preconceituoso e misógino. A reportagem tenta contato com os estudantes e professor envolvidos no caso.
A Uepa disse, ainda, que “tomará medidas administrativas cabíveis para apurar os fatos e aplicar penalidades devidas, nos termos das normas vigentes”.