A primeira semana de aulas presenciais na rede pública estadual, desde a retomada na segunda-feira (2) após um hiato de um ano e quatro meses, foi avaliada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) como positiva nesta sexta-feira (6). “Com relação a volta às aulas presenciais, a secretaria avalia de forma bastante positiva a primeira semana retomada, tanto no aspecto pedagógico, como sanitário”.
A rede pública estadual de ensino é formada por 927 unidades escolares em todos os 144 municípios paraenses, e possui 586 mil alunos matriculados no ano letivo de 2021.O retorno dos estudantes ocorreu ao longo da semana de forma escalona e com ensino híbrido. A Seduc atua em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no monitoramento das atividades letivas com foco nos protocolos sanitários preventivos à covid-19.
A Seduc ressalta, ainda, que continuará com as aulas presenciais na rede pública estadual, conforme previsto no Plano de Retorno, aprovado à unanimidade pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-PA). “A decisão pela retomada está em consonância com estudos científicos e dentro dos rígidos parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde pública, adotando as medidas cabíveis e todos os protocolos de biossegurança em prevenção à covid-19”, explicita a Secretaria.
O órgão reitera que as unidades escolares que não estão adequadas para o retorno presencial, seguirão com as atividades remotas, com o intuito de resguardar a saúde de toda a comunidade escolar paraense.
Fonte: O Liberal