O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira (20) a lista com os nomes dos eleitores que não compareceram às urnas nas três últimas eleições. No Pará, 67.145 eleitores estão em débito com a justiça eleitora. No Brasil, o número supera 2 milhões de pessoas.
De acordo com o TSE, o eleitor que não regularizar a sua situação terá o seu título cancelado. Caso o título for cancelado, o cidadão fica impossibilidade de sacar benefícios sociais, emitir passaporte e carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros.
Segundo o cronograma do TSE, os cartórios eleitorais devem disponibilizar a listagens dos eleitores que faltaram as últimas três eleições. A data para início da regularização do título é dia 7 de março.
Alerta
A Justiça Eleitoral alerta que não emite nenhum tipo de e-mail, mensagem ou notificações alertando o cidadão. Os eleitores devem ficar atentos para o recebimento desse tipo de mensagens falsas. Qualquer informação oficial sobre título de eleitor, o cidadão deve entrar em contato com os canais oficiais dos tribunais eleitorais, como o site do TRE do Pará.