Em outubro de 2022, os brasileiros vão às urnas para elegerem os candidatos que devem ocupar as cadeiras da Câmara, do Senado e dos executivos estaduais e federal. Após a divulgação do calendário eleitoral, feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final do último ano, o primeiro turno das eleições está previsto para o dia 2 e o segundo turno deve acontecer no último domingo do mês, 30 de outubro.
A principal novidade do pleito deste ano é que os partidos políticos vão poder disputar as eleições como uma federação, que na prática é se os candidatos fossem de uma só legenda. Graças a mudança, duas ou mais siglas poderão se unir para formar uma agremiação política durante as eleições e a legislatura, embora devam permanecer juntas pelos próximos quatro anos.
Além disso, desde 1º de janeiro de 2022, já está oficialmente proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto em casos como calamidade pública, estado de emergência e execução orçamentária do exercício anterior.
Veja a seguir os principais destaques do cronograma:
Com informações do TSE