A Celpa faz um alerta aos perigos que a energia elétrica pode representar em situações de alagamentos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o período de chuvas intensas no Pará deve continuar até o mês de maio. Toda essa quantidade de água tem causado alagamentos e diversos transtornos em várias regiões do território paraense. Um idoso morreu na última segunda-feira (25), após sofrer uma descarga elétrica em Ipixuna do Pará.
A concessionária orienta que em casos onde a inundação atinja o nível das tomadas da residência ou comércio, é necessário chamar um profissional qualificado para fazer uma revisão antes que os disjuntores sejam novamente ligados. “Nós reforçamos sempre que somente profissionais habilitados podem ter contato de forma segura com a energia elétrica. Então, chame alguém que realmente entenda do assunto para evitar maiores transtornos”, ressalta o executivo da área Alex.
Outro alerta para a época de chuvas está relacionado a situações em que pessoas estão ao ar livre na hora das tempestades. Nesses casos, o ideal é procurar um abrigo seguro e longe de árvores, que podem ser atingidas por raios e pode haver queda de galhos. Os veículos automotores costumam ser um bom abrigo devido as suas características isoladoras. Outra orientação importante é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos que podem conduzir eletricidade quando em contato com uma fonte de energia.
Fique atento às dicas de segurança:
– Durante as chuvas, evite manutenção em telhados. Há risco de queda de raios.
– Não faça o uso do celular se ele estiver com o carregador conectado a tomada.
– Desligue imediatamente os disjuntores em casos de inundação.
– Equipamentos que não estiverem sendo utilizados, devem ficar desligados da tomada.
– Nunca se aproximar de cavos ou fio partidos em vias. Entrar em contato imediatamente com a Celpa pelo número 0800 091 0196.
– Somente profissionais habilitados pode manusear instalações elétricas de forma segura.
G1 pará