Search
Close this search box.

1° Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré movimenta a região do Xingu, no Pará

Foto: Vitor Danilo / TV Vitória
Foto: Vitor Danilo / TV Vitória
Continua após a publicidade

O município de Vitória do Xingu, na região da Transamazônica, realizou entre os dias 15 a 18 de junho, o 1° Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré. O evento foi promovido pela prefeitura local, sob a organização da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer – SETUL, e atraiu turistas e competidores de vários municípios.

Foto: Vitor Danilo

38 equipes, compostas com 3 integrantes cada, participaram da competição da pescaria, que foi realizada nos dias 16 e 17, nas águas do Rio Xingu.

Foto: Vitor Danilo

Os competidores tinham que trazer os peixes vivos, que depois de pesados e aferidos pela Comissão Organizadora, foram devolvidos a natureza. “Ao chegar esses peixes nós verificamos se eles não foram maltratados, se eles estão com os sinais vitais bons. E é importante salientar que nenhum peixe pode ter menos de 35 sentimentos” frisou Hilberneau Neto, engenheiro ambiental da Secretaria de Agricultura do Município.

O maior tucunaré do torneio pesou 3kg e 822 gramas, medindo 62 centímetros, e foi fisgado pela equipe “VTX no Palco”. “Foi uma expectativa muito boa, e estamos felizes em conseguir capturar uns exemplares bonitos”, comemorou Vinícius Polla, um dos integrantes da equipe vencedora da pesca.

Foto: Vitor Danilo / A Voz do Xingu
Foto: Vitor Danilo

Ao todo, cerca de 70 exemplares foram apresentados, que em sua maioria foram devolvidos ao seu habitat natural, sendo doados apenas alguns exemplares para Universidade Federal do Pará – UPFA, para desenvolver estudos sobre a espécie. 

Durante os três dias de programações houve ainda, várias outras atividades esportivas como Competição de Futevôlei, Caiaque, Canoagem, Arremesso, Jet ski, e até, Corrida de Rabeta.

Os participantes fizeram manobras radicais na água, que atraíram os olhares de centenas de pessoas que estavam na Praia da Orla. A primeira colocação, na categoria força livre, ficou com Tuca Bala. “Isso é o resultado de muitos anos treinando. Tá de parabéns toda a organização”, disse.

Anderson Ribeiro, levou para casa o troféu de segundo colocado na categoria Jet ski. “Muito satisfeito por esse momento, em poder competir com essas pessoas que vieram de fora, pessoas aqui do município também prestigiando o evento. Quero agradecer ao prefeito Márcio que vem valorizando o esporte, o turismo, e com isso, fomentando a economia do município”, disse Anderson. 

Na categoria 155, o primeiro lugar foi para Varner Iorque, competidor antigo de Altamira, que foi a Vitória do Xingu participar do campeonato. “É um prazer muito grande participar de uma festa como essa aqui em Vitória, que valoriza o esporte”

Enquanto muitos se divertiam, outros aproveitaram o Festival para vender seus produtos e ganhar um dinheiro extra. “A gente vem pro evento e ainda ganha um dinheirinho vendendo nossos produtos”, disse seu Manoel Silva.

Uma superestrutura foi montada na orla da cidade. Nos stands, a Setul abriu espaço para mostrar o artesanato, a ciência e a pesquisa. Projetos inovadores foram expostos para o público.

Foto: Daniel Filho

Para a secretária de Turismo e Lazer, Hellen Luana, a realização do 1º Torneio de Pesca do Tucunaré, foi a oportunidade de demostrar o potencial de Vitória do Xingu para o restante do Estado e do país. “Superou todas as nossas expectativas. Já estamos em tratativa com nosso gestor para que esse torneio entre no calendário de eventos do município, pelo grande potencial turístico que Vitória do Xingu têm”, pontuou a secretária. 

Foto: Vitor Danilo

Os resultados e as entregas das premiações aconteceram na noite de sábado, 18, na ocasião, os vencedores receberam prêmios em dinheiro, canoas, kits de pesca, troféus e medalhas, além de uma voadeira com motor que foi bingada entre os competidores da pesca, e uma voadeira com motor que foi sorteada entre a população. A programação encerrou com shows de artistas regionais. “Foi top. Organização linda, agradecemos ao prefeito”, frisou Hirley Júnior, 3° colocado do torneio de pesca, da equipe Fisgada Bruta.

Foto: Vitor Danilo

O prefeito, Márcio Viana, disse já planejar 2º torneio de pesca. “Com esse festival demos o ponta pé inicial para nós alavancamos o turismo de Vitória do Xingu, e já vamos começar a fazer o planejamento para o torneio do próximo ano”, adiantou o prefeito.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Fotos: Vitor Danilo

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *