Os municípios de Medicilândia e de Altamira, situados na região da Transamazônica, estão entre os sete maiores produtores de cacau do Pará.
Dona Verônica Preuss e seu José Renato, são catarinenses, mas desde o ano 2000, eles se mudaram para região de Brasil Novo, mais precisamente para o Travessão da 20, onde começaram a plantar cacau.
Em 2009, Verônica resolveu trocar a profissão de professora, onde lecionava na cidade de Brasil Novo, para a profissão de chocolatier.
A partir de então, ela separa 10% de sua produção de cacau e transforma em barras de chocolate. Hoje ela fabrica sete tipos diferentes de chocolates artesanais da Amazônia.
Em 2021, ela lançou no mercado a marca “Kakao Blumenn”, que a cada dia vem ganhando novos clientes. Hoje ela nos conta que quase já não consegue atender a demanda, isso porque a amêndoa que ela produz o chocolate, foi escolhida num concurso nacional, realizado no ano passado, como a terceira melhor amêndoa do Brasil.
Mas dona Verônica, garante que estará presente com sua produção artesanal no 1º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Transamazônica, que acontece em Altamira, e falou com exclusividade ao Portal A Voz do Xingu, sobre sua expectativa em participar do evento que é considerado inédito na região.
“Nossa expectativa é que possa vir o maior número de pessoas conhecer nossa região, conhecer o nosso potencial e ver o que a gente tem de bom com relação ao cacau e chocolate da nossa região”, disse a produtora que aproveitou para convidar a todos a conhecer sua marca de chocolate. “Gostaria que todos viessem e conhecessem a marca Cacau Blumenn que é nossa marca”, concluiu a chocolatier.
O 1º Festival Internacional do Cacau e do Chocolate da Transamazônica – Chocolat Xingu 2022 – tem início nesta quinta-feira, dia 30 de junho e se estenderá até no domingo, 3 de julho, ao lado do Centro de Eventos, que fica no Anel Viário. A programação reunirá todos os municípios localizados na área de influência da rodovia Transamazônica (BR- 230).
O evento organizado pela Prefeitura de Altamira com apoio do Governo do Estado irá trazer grandes nomes de chefs de cozinha e chocolatiers, exposição de equipamentos agrícolas, palestras, cursos, workshop, atividades para as crianças, além de experiências sensoriais, espaços de alimentação voltados para toda a família.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Comments 1
Parabéns minha amiga