Search
Close this search box.

Helder Barbalho anuncia construção da Usina da Paz em Altamira

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Durante a visita ao município de Altamira, na manhã desta terça-feira, 28, o governador Helder Barbalho anunciou, a construção de mais uma UsiPaz, um projeto do governo do Estado, que já foi implantado em algumas regiões do Pará.

“É uma obra fantástica, onde vamos ter mais de 80 tipos de serviços, como esporte, lazer, cultura, empreendedorismo, saúde e educação. A ideia da Usina da Paz é chegar com todos esses equipamentos em bairros que, lamentavelmente, o poder público ainda não conseguiu ofertar os serviços para a comunidade, o que acaba deixando as pessoas à mercê do crime e de um estado paralelo. Portanto, é o Estado se fazendo presente, em parceria com a prefeitura, para que com a presença do governo e da prefeitura a gente possa garantir à comunidade local qualidade de vida, infraestrutura urbana, prestação de serviço público, e assim transformar a sociedade”, ressaltou o governador.

Durante o evento, foi assinado o Termo de Cooperação entre o governo do Estado e a Norte Energia, empresa responsável pela construção do empreendimento. A obra será realizada em um terreno doado pela Prefeitura de Altamira, de aproximadamente 15 mil metros quadrados (m²), localizado no assentamento São Francisco, entre os bairros Jatobá e Paixão de Cristo. Quando estiver em funcionamento, a UsiPaz atenderá oito comunidades do entorno, que sofrem os impactos da violência.

“Eu costumo dizer que a gente não consegue dar paz e combater a criminalidade sem a polícia. Tem que ter polícia na rua, mas a gente não faz só com polícia. A polícia tem que combater a criminalidade, mas se a gente não solucionar a condição social da comunidade, nós vamos continuar tendo problema. Se não tiver educação, saúde, oportunidade de emprego, de renda, descobrir talento com a cultura, vamos continuar com a nossa juventude se perdendo para o tráfico, para o crime, e para isso tudo a gente precisa ter uma solução. A Usina da Paz chega para ser um braço da segurança, da polícia, e um braço do Estado, com serviços para melhorar a qualidade do território”, reiterou Helder Barbalho.

Qualidade de vida – Com o novo aparelho público, Altamira terá a oportunidade de vivenciar a redução da violência e a transformação social, por meio de ações integradas que promovem cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer, abrindo portas para novas conquistas.

Esta será a 11ª unidade da UsiPaz no Estado. Já estão em funcionamento as Usinas da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua; Nova União, em Marituba, Cabanagem e Benguí, em Belém; Parauapebas e Canaã dos Carajás, na região Sudeste. Seguem em obras mais quatro unidades, nos bairros do Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém, e em Marabá, também na região sudeste.

Assim como nas outras Usinas, serão ofertados diversos serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante, campo de futebol, quadra de areia, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *