Uma denúncia anônima de maus tratos de aninais levou nesta quarta-feira, 13, fiscais de Vitória do Xingu até uma localidade que fica na zona rural do município.
Para constatar a denúncia, a equipe composta por Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, do Setor de Zoonoses e Policias Militares saíram cedo de Vitória do Xingu e tiveram que percorrer mais de 70 quilômetros. No local, que fica no Ramal Vila Rica, os fiscais flagraram cavalos em situação de abandono e outros dois animais mortos.
“Chegamos aqui e constatamos seis animais bastante debilitados e duas carcaças de cavalos. Não encontramos o proprietário no local e vamos agora fazer o levantamento para tentar identificar quem é proprietário desses animais e notifica-lo, para que ele se responsabilize pelos animais, e também nos passe as informações como foram ocasionadas as mortes desses dois animais, que encontrados aqui, inclusive o dono pode ser preso e também ser multado”, afirmou Jéssica Suzane, fiscal da Sema
Os seis cavalos foram encontrados pelos fiscais sem nenhum tipo de cuidado e largados na beira da estrada, colocando inclusive, em risco a vida de quem trafega pelo ramal.
“A gente também vai fazer esse questionamento ao proprietário, para que ele tome todos os cuidados com os animais. Deixe eles em área cercada, com alimento e água, para que os animais não possam procurar alimentos e água em outros locais e assim possam causar acidentes”, concluiu a fiscal da Sema de Vitória do Xingu.
Maltratar animais, sejam eles domésticos, domesticados ou silvestres, é crime, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32. Atualmente, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para esse tipo de crime.
Por Thaís Portela / Wilson Soares
Fotos: Vitor Danilo