O Projeto Eco Xingu, desenvolvido por alunos do Campus Altamira da UFPA, é um dos quatro projetos finalistas na Race to Feed the Planet, competição internacional lançada pela organização Enactus. A Race to Feed the Planet reconhece e mobiliza estudantes que desenvolvem projetos que demonstram progressos na redução da insegurança alimentar e na redução dos impactos ambientais por meio da agricultura, produtos ou empresas baseadas em plantas.
O projeto Eco Xingu, foi um dos quatro escolhidos de um campo de 79 inscrições de 16 países composto por um júri independente de funcionários patrocinadores, especialistas no assunto e ex-alunos da Enactus, sendo o único projeto brasileiro selecionado para a grande final que acontecerá em outubro deste ano em Porto Rico.
Coordenado pelo Time Enactus UFPA Altamira, o Eco Xingu é voltado para a Agricultura e visa atender aos produtores rurais da região da Transamazônica e do Xingu. O projeto surgiu da necessidade de desenvolver práticas de educação ambiental, principalmente no que diz respeito ao descarte de plásticos usados na produção de mudas e a substituição deles por eco-tubetes, produto feito com garrafas PET.
Reconhecimento nacional e internacional
O Time Enactus UFPA Altamira por meio do projeto Eco Xingu também foi reconhecido no TOP 48 da Race For Climate Action, TOP 12 da Race to Rethink Plastic e TOP 12 na 1 Race 4 Oceans, competições internacionais lançadas pela rede Enactus. Além de ter sido reconhecido pela plataforma global de boas práticas da Organização das Nações Unidas (ONU) por contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 02, 12 e 14 através da implantação da Agenda 2030.
Em em julho de 2021 o Time Enactus UFPA Altamira foi campeão da Liga Rookie, categoria voltada para times que estão competindo pela primeira vez no Evento Nacional da Enactus Brasil (ENEB), um momento de celebração que premia os melhores Times de empreendedorismo social por todo o impacto alcançado durante o ano na rede Enactus.
Time Enactus UFPA Altamira – Os estudantes que desenvolveram o projeto integram o Time Enactus UFPA Altamira, fundado no dia 15 de fevereiro de 2020. A equipe atualmente conta com estudantes das faculdades de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina.
Para conhecer mais o Time Enactus do Campus Altamira, acesse as redes sociais Instagram e Facebook .
Texto e fotos: Time Enactus UFPA Altamira