Cidades

UFPA abre processo seletivo de mobilidade acadêmica

Inscrições para 'vestibulinho' vão até 23 de dezembro. Edital oferta 1.016 vagas em 152 cursos de graduação.

Cláudio Pinheiro / O Liberal / Arquivo
Continua após a publicidade

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2023 (Moba) da Universidade Federal do Pará (UFPA), conhecido como “vestibulinho”.

As inscrições vão até 23h59 do dia 23 de dezembro, contemplando a mobilidade acadêmica interna, para estudantes ativos em cursos de graduação; e a mobilidade acadêmica externa, para candidatos externos que preencham os requisitos do edital.

São ofertadas no total 1.016 vagas em 152 cursos de graduação, sendo 565 vagas para a troca interna entre cursos e 451 para quem deseja ingressar na UFPA a partir de vínculos externos.

Continua após a publicidade

Para vagas não preenchidas no processo, haverá possibilidade de reoferta.

O MOBA 2023 será realizado nos seguintes campi: AbaetetubaAltamiraAnanindeuaBelémBragançaBrevesCametáCastanhalSalinópolisSoure e Tucuruí.

O(A) candidato(a) realizará a prova na localidade que indicar no ato da solicitação de inscrição no processo seletivo.

A seleção será feita por aplicação de prova objetiva, por área de conhecimento, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha.

Continua após a publicidade

A data da prova está prevista para 15 de janeiro de 2023, das 14h às 17h. Os conteúdos programáticos estão disponíveis no endereço eletrônico do Centro de Processos Seletivos – ceps.ufpa.br.

Quem pode participar

Poderão participar da mobilidade acadêmica interna somente estudantes com vínculo ativo nos cursos de graduação da UFPA que tenham cursado o mínimo de 20% e não mais que 75% da carga horária das atividades do curso ao qual estão vinculados, na data de inscrição.

Quanto à mobilidade acadêmica externa, podem participar portadores de diploma de curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), de Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira ou estrangeira (com documentação devidamente revalidada); alunos(as) de outra IES brasileira, vinculados(as) a curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC; alunos(as) de IES estrangeira, vinculados(as) a curso de graduação devidamente regularizado no país de origem; e alunos(as) com vaga prescrita em curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC.

Como se inscrever

As inscrições para o MOBA 2023 devem ser feitas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico ceps.ufpa.br, até às 23h59 do dia 23 de dezembro de 2022.

Para participação no processo, haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$120,00 (cento e vinte reais), podendo o candidato com hipossuficiência econômica pleitear isenção do pagamento.

O ingresso de candidatos classificados ocorrerá nos períodos letivos do calendário acadêmico de 2023.

Serviço
Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2023 (MOBA 2023)
Inscrições: até as 23h59 do dia 23 de dezembro de 2022.
Data da prova: 15 de janeiro de 2023

Fonte: G1 Pará

Comunidade

Comentários

Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.

Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito.

Escreva seu comentário

O autor responde pelo conteúdo enviado. A Voz do Xingu pode moderar ou remover comentários incompatíveis com as regras, sem prejuízo das obrigações previstas em lei.


Continua após a publicidade
Resultados oficiais

Loterias

Fonte: Loterias CAIXA. Resultados armazenados em cache por 30 minutos.

Você não pode copiar conteúdo desta página