Menu

Quase cinco toneladas de lixo são retirados do Rio Xingu

Continua após a publicidade

A ação “Rio limpo, povo sadio” já ocorre há onze anos em Altamira e é coordenada pela Prelazia do Xingu com apoio de vários parceiros. Realizada sempre duas vezes por ano, a primeira edição de 2019 aconteceu neste último sábado, dia 11 de maio. Diversos voluntários se reuniram pela manhã, na orla da cidade, para fazer a limpeza do rio Xingu. “O objetivo da campanha é despertar a sociedade altamirense para dar um destino certo ao lixo. Se cada um fizer a sua parte vamos viver em um ambiente mais limpo e mais saudável para todos”, explicou o coordenador da ação, Pompeu Caldas.

Além de percorrer as margens do rio Xingu a pé, alguns voluntários também utilizaram voadeiras para fazer a coleta do lixo. Entre os materiais recolhidos estavam plásticos, vidro, entulhos e até partes de uma geladeira. Ao todo foram recolhidos 4,5 toneladas de lixo nas águas do Xingu. Só de garrafas PET foram 800 quilos. “Antigamente falavam que os moradores do Igarapé Altamira que sujavam o rio, hoje os moradores foram transferidos, mas o lixo continua do mesmo jeito”, disse Pompeu.

O lixo que foi retirado do rio passou por uma triagem e 70% foram encaminhados para  uma empresa de reciclagem de fica no município.

Por: Valéria Furlan e Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.