No Dia do Salva-Vidas, nesta quarta-feira, 28 de dezembro, o g1 reúne dicas dos bombeiros para prevenir acidentes e afogamentos neste fim de ano, período que costuma registrar movimento intenso em alguns balneários de água doce e salgada.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará vai iniciar uma operação para intensificar a atuação preventiva e operacional na sexta-feira (30), conjuntamente com demais órgãos do sistema de segurança pública do Estado.
Segundo o tenente coronel José Carlos Farias, a “primeira medida que deve ser tomada por frequentadores de praias e balneários é procurar se alocar em áreas de atuação dos guarda-vidas, sempre buscando orientações junto aos bombeiros sobre as particularidades da área”.
Confira as principais recomendações dos bombeiros:
- Respeitar as delimitações da área e as orientações dos profissionais;
- ficar submerso apenas até a altura do umbigo, que é o limite de segurança recomendado;
- evitar o excesso da ingestão de bebida alcoólica e de ingeri-las antes de entrar na água
- lembrar que os pais são os principais responsáveis por a guarda das crianças
Veja mais dicas:
- Não deixe as crianças sozinhas. Para ajudar a encontrar caso elas se percam, pulseiras com contato dos responsáveis podem ser colocadas nos pequenos
- não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas
- evite nadar sozinho;
- não se afaste da margem
- não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
- evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”)
Fonte: G1 Pará