O pescador Manoel José Gonçalves de Sousa, de 59 anos, está desaparecido de sua residência há duas semanas. Ele morava sozinho na Ilha da Preguiça, que fica na zona rural do município de Senador José Porfírio, no sudoeste paraense.
A família do pescador já acionou as autoridades civis e militares e até o Corpo de Bombeiros da cidade de Altamira. Foram feitas buscas na região, mas não houve nenhum sinal que pudesse esclarecer o caso. O trabalho de busca pelo idoso foi encerrado na última sexta-feira, dia 30 de dezembro.
Para tentar conseguir alguma informação que pudesse ajudar na localização do seu Manoel, uma equipe de reportagem da TV Vitória, embarcou com familiares dele no Porto de Vitória do Xingu até a ilha onde ele morava, uma viagem de aproximadamente 40 minutos de voadeira pelo rio Xingu.
No local, eles encontraram a casa do pescador fechada. Dentro estavam todos os pertences do idoso, como remos, a rede, colchão e uma garrafa de café. Do lado de fora, a canoa dele continua amarrada à beira do rio. Os familiares também aproveitaram para conversar com os vizinhos, que informaram ter visto o seu Manoel antes do Natal.
Sem encontrar nenhum vestígio que pudesse ajudar a esclarecer o desaparecimento, os familiares retornaram à Vitória do Xingu. Mas eles afirmam que não vão desistir de buscar informações que ajudem a localizar o paradeiro de Manoel.
Por Sirley de Jesus / Wilson Soares – A Voz do Xingu
Fotos: TV Vitória