Um policial penal foi flagrado pelo circuito interno de segurança do Centro Regional de Recuperação de Itaituba (CRRI), no Pará, agredindo um detento dentro da unidade prisional. O fato teria acontecido no dia 15 de novembro de 2022 e foi registrado na 19ª Seccional Urbana da Policia Civil de Itaituba.
O dentento vítima da agressão foi identificado como Dyoney Patryk, de 20 anos, que foi recapturado, contra ele havia um mandado de prisão. Dyoney foi encaminhado para o sistema penitenciário, onde as imagens foram registradas.
O dentento relatou que foi agredido com socos e com gás lacrimogênio no rosto, além de outros tipos de agressões. O detendo relatou ainda que o policial, além jogar gás em seu rosto teria jogado em suas partes intimas.
A Polícia Civil (PC) abriu um inquérito e um procedimento administrativo disciplinar pela direção do CRRI, que está tomando todas as diligências para o caso.
Em Nota a Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria se pronunciou sobre o assunto. Confira:
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) enfatiza que não compactua com qualquer tipo de violação aos direitos humanos e que essa é uma diretriz que norteia todos os procedimentos dentro do sistema prisional. A Secretaria informa ainda que o servidor envolvido na questão está afastado, junto ao diretor e que a SEAP apura a sua conduta.
Vale ressaltar que este policial penal já foi preso no dia 26/11/2022, por uso indevido de arma de fogo em balneário localizando na rodovia transamazônica no km 13.
Com informações Plantão 24 Horas News.