Um ônibus da empresa de transporte Quaresma, de Itaituba, no sudoeste do Pará, que transportava uma delegação do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns (CITA), tombou na BR-163, entre as cidades de Sinop e Itaúba, no estado do Mato Grosso, na madrugada deste domingo (19). O grupo, formado por 35 lideranças de 14 povos indígenas da região do Baixo Tapajós, retornava de Brasília (DF) com destino a Santarém. Dois passageiros ficaram feridos e foram conduzidos a hospitais da região.
Os outros passageiros foram acomodados em um hotel providenciado pela empresa, e um outro ônibus foi deslocado para resgatar o restante da delegação. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, comunicou o fato ao governador do Pará, Helder Barbalho. O CITA pediu apoio na transferência dos feridos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.
A coordenadora do CITA, Auricélia Arapiuns, informou que o capotamento ocorreu às 00h30 deste domingo. Um dos indígenas feridos foi transportado para um hospital de Sinop (MT), e outro está internado em Itaúba (MT), onde também foram acomodados os demais passageiros. A delegação chegou à Brasília (DF) na semana passada, onde esteve articulando com o Governo Federal ações de assistência aos indígenas e a implantação de políticas públicas na região do Tapajós e Arapiuns, e tinha chegada prevista em Santarém para esta segunda-feira (20).
A Concessionária Via Brasil, responsável pelo trecho da BR onde ocorreu o acidente, informou que uma pessoa teve ferimentos moderados, outras duas sofreram ferimentos leves e 32 saíram ilesas. O ônibus, segundo a empresa, apresentou um problema na barra de direção quando passava por uma curva. O motorista teria perdido o controle do veículo, que capotou em uma área alagada às margens da estrada.
De acordo com o CITA, “neste momento de solidariedade, pedimos as orações e ajudas para que tão breve os nossos parentes possam chegar na cidade de Santarém e, em seguida, se encontrarem com suas famílias que os aguardam”.
João Vítor Quaresma, proprietário da empresa de transporte responsável pela viagem, declarou que outro ônibus está sendo encaminhado para Itaituba. Lá, os passageiros envolvidos no acidente devem embarcar e seguir viagem de volta ao Pará. Ele também destacou que a documentação do veículo estava em dia.
A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros não tiveram registro do acidente.
Fonte: O Liberal