A subestação de Altamira, localizada às margens da BR-230, a Rodovia Transamazônica, recebeu um novo transformador, que proporciona maior potência ao sistema elétrico da região e permite o aumento da capacidade de operação da instalação, o que significa uma energia com maior qualidade para os clientes da Equatorial Pará tanto na cidade quanto nos municípios vizinhos de Brasil Novo, Vitoria do Xingu e a Vila Belo Monte. O investimento foi de cerca de R$ 2 milhões.
De acordo com o gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará, Janilson Sampaio, a empresa investe continuamente em obras de melhoria do sistema elétrico para reduzir os riscos de desligamento acidental e tornar o fornecimento de energia mais robusto e estável.
“Com a instalação do novo transformador o sistema elétrico se torna mais seguro. Isso será percebido por toda a população, que receberá uma energia com qualidade e de forma contínua, sem interrupções”, afirmou o gerente.
Investimentos na rede elétrica
Para 2023, o investimento previsto para a população da transamazônica e região do Xingu é de cerca de R$ 54 milhões, entre compras de novos equipamentos e construção de novas redes de Média Tensão e Baixa Tensão para atender ainda mais clientes.
Ascom/Equatorial Pará