Mais de 200 pessoas assistiram à encenação da Paixão e Morte de Cristo, nesta Sexta-Feira Santa, na Praça Maria de Mattias, na orla de Altamira, no sudeste do Pará. A apresentação foi realizada pela Pastoral da Juventude da Catedral de Xingu, com apoio da Prefeitura de Altamira.
Esta foi a primeira vez que a Paixão e Morte de Cristo foi encenada em praça pública no município, porta de entrada para a Região Turística do Xingu, durante o período de Páscoa. Mais de 20 jovens foram envolvidos na peça, dirigida pelo jovem Lucas da Silva Gonçalves, e que recebeu orientações de Bruna Telles e outros atores do Grupo de Teatro do Bairro da Brasília – GRTBBRA, fundado em junho de 1984 e que já promoveu a encenação na Brasília.
“Gostaria de parabenizar a Pastoral da Juventude e colaboradores, pelo trabalho apresentando. É bom ver gerações diferentes caminhando para um momento triunfal, que é o momento do espetáculo, mesmo com algumas dificuldades, o resultado do trabalho foi extremamente positivo.” Avaliou Bruna Telles sobre a encenação, patrocinada pela empresa de aplicativo Urbano Norte.
Altamira em Páscoa – A encenação foi organizada pelas Coordenações de Liturgia da Catedral de Xingu, tendo à frente os padres Gefferson e Hortêncio, Pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus e, à convite da Secretaria de Turismo de Altamira (Semtur), foi apresentada na Praça Maria de Mattias para integrar a programação oficial do Altamira em Páscoa, evento da Prefeitura, que também incluiu, às sextas, sábados e domingos, desde o último dia 24 de março, apresentações artísticas, feiras criativas de artesanato e chocolate, feira da agricultura familiar e do peixe vivo, festival de comidas típicas, distribuição gratuita de pães, peixes e ovos de Páscoa, além de atividades lúdicas ao longo da Orla do Cais, carinhosamente ornamentada com a temática da Páscoa, com direito a coelhos gigantes e a “Toca do Coelho”, para diversão das crianças.
“A programação foi pensada pela primeira dama de Altamira, Apoliane Gomes, como um evento que contemplasse desde a cultura, o turismo, a religiosidade, até a partilha de alimentos aos mais necessitados. Com isso, nossa cidade vai se preparando como referência de grandes eventos que despertam atenção para Altamira enquanto porta de entrada aos turistas na região do Xingu e Transamazônica”, afirma Eliana Couto, Secretária de Turismo de Altamira.
“A experiência foi muito gratificante para todos nós. Esperamos que todos tenham apreciado e que no próximo ano seja ainda melhor”. Celebrou Lucas, que estuda o 4º ano de Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade do Estado do Pará (UEPA). “A ideia surgiu em conversas entre os jovens do grupo da Catedral, antes do período da Quaresma, trazendo a importância da encenação e fortalecimento do grupo de jovens na Igreja. Através da peça buscamos evangelizar jovens e adultos da igreja ou fora da igreja”, explica Lucas Gonçalves, ao agradecer aos jovens atores, entre eles Marília Feitosa, que interpretou Maria e serve na Paróquia do Perpétuo Socorro, Hagno Penha, que atuou como Jesus, Felipe Teles, que desempenhou o papel de Barrabás e narrou a encenação com apoio do locutor Mineirinho, e Felipe Torres, que interpretou Pilatos entre muitos outros que, voluntariamente, resolveram aderir a este projeto que levou às famílias de Altamira importantes reflexões sobre o real sentido da Páscoa.
Partilha de Pães, Peixes e Ovos de Páscoa – Além de disponibiliza 6 toneladas de peixes vivos a preços mais acessíveis à população no Mercado Municipal, na véspera da Páscoa, a Prefeitura também distribuiu, na Sexta-Feira Santa, gratuitamente, pães e peixes para 3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas nos programas sociais da Prefeitura e no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. A distribuição é coordenada pelo prefeito Claudomiro Gomes, a primeira dama Apoliane Gomes e Eduardo Camilo, superintendente de relações institucionais da Norte Energia, que patrocinou a distribuição de peixes.
Ao longo deste Sábado de Aleluia (08) e no Domingo de Páscoa (9), a Prefeitura vai distribuir mais 5 mil ovos de Páscoa, exclusivamente para crianças que integram famílias hipossuficientes de Altamira, em diferentes bairros da cidade, ação inspirada no Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2023, que propõe despertar o espírito de caridade, com o tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16).
MISSA CAMPAL – A programação Altamira em Páscoa será encerrada neste domingo, às 21 horas, com Missa Campal celebrada pelo Padre Célio, da Paróquia do Perpétuo Socorro de Altamira e com a encenação da 15ª Estação da Via Sacra, sugerida pelo Papa João Paulo II para recordar a Ressurreição de Jesus. Benilson, Carlos, Marília, Gustavo, Zuh Leide, Cassio, Greiice, Renata, Odilardo, são também alguns jovens que integram o elenco, que durante a Missa, volta ao palco, agora da Concha Acústica da Orla de Altamira.
Por Benigna Soares / Ascom SEMTUR Altamira