O Governo do Pará, divulgou durante coletiva nesta segunda-feira, 17, a implementação do “Botão Alerta Escola”, um aplicativo que vai funcionar como chamadas de urgência e emergência mediante um toque no botão de alerta. A ação permitirá, que automaticamente, o diretor da escola entre em contato com o Centro Integrado de Operações (CIOP).
Após o contato da direção da escola, a viatura mais próxima será deslocada ao local para realizar o atendimento e os procedimentos cabíveis. Ao todo, cerca de 10 mil escolas (entre estaduais, municipais e particulares) irão ter acesso ao aplicativo.
Segundo o Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, 80 escolas já foram cadastradas no sistema. No momento o cadastro está sendo disponibilizado apenas para escolas estaduais, assim que terminar o cadastramento dessas escolas, as instituições de ensino municipais e particulares também poderão se cadastrar no sistema para ter acesso aplicativo.
A medida faz parte do Programa Escola Segura, que foi criado pelo Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar, de autoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Polícia Militar do Pará. O objetivo é garantir a segurança e a harmonia da convivência escolar.