Search
Close this search box.

Ação estimula interesse de estudantes de Altamira pela maior hidrelétrica 100% brasileira

Programa de Visitas da Norte Energia realiza programação lúdica que aproxima crianças e adolescentes das ações da usina

Usina Belo Monte - Foto: Divulgação/Norte Energia
Usina Belo Monte - Foto: Divulgação/Norte Energia
Continua após a publicidade

A gigante brasileira impressiona. Imponente, instalada no coração da Amazônia, a Usina Hidrelétrica Belo Monte desperta a curiosidade de quem passa por ela. Como a energia elétrica é produzida e chega aos lares de milhões de brasileiros? Que benefícios a usina traz para a região? Essas são algumas perguntas que a Norte Energia, empresa privada e concessionária do empreendimento, responde para crianças e adolescentes das escolas de Altamira por meio de uma atividade especial do Programa de Visitas “Conheça Belo Monte”.

Tradicionalmente, o programa realiza visitas guiadas nas dependências da Usina, mas, com a ação “Conheça Belo Monte nas Escolas”, a equipe vai além e leva até as instituições de ensino um vasto conhecimento sobre o complexo hidrelétrico de forma lúdica, por meio de palestras, jogos, materiais didáticos e vídeos. São apresentadas características como capacidade de geração de energia limpa e renovável, além de projetos que beneficiam as comunidades do entorno do empreendimento.

Entre as instituições beneficiadas está a Escola Estadual Polivalente, de Altamira, que reuniu mais de 100 alunos da 3ª série do ensino médio na atividade. A estudante Maria Clara Almeida, de 17 anos, destaca que as informações do Conheça Belo Monte nas Escolas a surpreenderam. “Mesmo eu sendo nativa de Altamira, não sabia de muita coisa que foi apresentada hoje. A exemplo de termos aqui em nossa região a 4ª maior usina hidrelétrica do mundo. Isso é algo que temos que valorizar e tenho certeza de que o conhecimento aqui nos ajudará”, explica Maria Clara.

Já para a aluna Dylian Maropo, de 16 anos, há seis residindo em Altamira, o aprendizado foi ainda maior. “Sou de Campinas (SP) e nunca tinha parado para pensar em pontos importantes realizados com a construção da usina, como a transposição das embarcações que garante a navegação para todas as pessoas de forma prática e gratuita”, apontou Dylian.

Para a Coordenadora Pedagógica Lindamir Hoinaski, a programação tem uma função importante. “Todos querem conhecer e saber como funciona, e a forma de conhecer é ter contato por meio das palestras, dos vídeos e na visita. Nesse sentido, as parcerias são muito importantes”, afirma a coordenadora. O Conheça Belo Monte nas Escolas é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Altamira (Semed). A meta, agora, é ampliar a programação para as instituições de ensino da rede privada e, também, para outros municípios da região.

Conheça Belo Monte – As atividades realizadas nas escolas abrem portas para o programa de visitas Conheça Belo Monte, em que pessoas a partir dos 10 anos de idade podem conhecer de perto o funcionamento da maior hidrelétrica 100% brasileira por meio de uma visita guiada. Mais de 21 mil visitantes já participaram da programação.

“O programa é uma oportunidade de aproximar a população das atividades da UHE Belo Monte. Tantos os visitantes quanto os estudantes que participam da programação que vai até às escolas compreendem todo um universo da geração de energia renovável e compartilham essas informações com familiares e amigos ao retornar para seus lares”, explica o Superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camillo.

Para agendar uma visita presencial ou solicitar uma ação da equipe do Conheça Belo Monte nas Escolas, é necessário enviar e-mail para [email protected].

Serviço:

O que: Conheça Belo Monte nas Escolas

Quem pode participar: alunos de escolas públicas e particulares de Altamira

Tempo e período da programação: 40 minutos por apresentação, de segunda a sexta-feira.

Inscrições: Os responsáveis pelas escolas devem agendar a programação enviando e-mail para [email protected]

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *