Search
Close this search box.

Curta Xingu leva cinema para a região xinguana, em Altamira (PA)

Continua após a publicidade

O Festival Curta Xingu acontece nos dias 02 e 03 de junho, na Casa de Memória Transxingu, em Altamira (PA), totalmente presencial e com oficinas gratuitas, encontros e mais de dezenas de filmes disputando nas mostras competitivas. Concorrem ao Troféu Idayuá curtas-metragens com até 15 minutos de duração, produzidos na região do Xingu, nas categorias: Seringa (Meio ambiente e práticas sustentáveis com a floresta em pé), Jenipapo (Povos da Floresta – indígenas, ribeirinhos e quilombolas) e Urucum (Diversidade de gênero – LGBTQIAPN+) produzidos a partir de celular. A novidade deste ano é a Mostra Castanha (Curtas-metragens de ficção ou documentários que atendam as temáticas anteriores), exclusivamente produzidos no Oeste do Pará.

“A produção audiovisual feita por nós, moradores da Amazônia, é estratégica e fundamental para a cultura, o empoderamento local, a conscientização ambiental na defesa dos direitos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, além de fomentar o turismo sustentável. Nos filmes desta edição observamos as perspectivas dos moradores, algo que certamente promove uma maior compreensão e apreciação dos desafios presentes e futuros dessa região”, afirma Val Araújo, idealizadora do projeto Curta Xingu. Muito além de um festival de cinema, o projeto pretende ser um importante difusor de conteúdos para as centenas de fazedores e fazedoras de cultura desta região, onde a produção audiovisual está em construção e significa uma oportunidade de expressão social e cultural.

Programação Curta Xingu 2023

Dia 02 de junho
Manhã

8h – Roda de Abertura
8h30 – Roda de Mororo (Mulheres Protagonistas da história do Xingu)
Mediadora: Val Araújo

Tarde
14h – II encontro do Fórum de Cinema Amazônico (Curta Xingu, Telas em Movimento, Amazônia Doc, CineAlter)
Mediador Felipe Pamplona (FCP)
16h – Oficina de “Roteiros” com Julia Priolli

Noite
19h – Higor Queiroz
19h30- Apresentação Cultural com os povos Xikrin
19h45 – Exibição Mostra Competitiva Curta Xingu 2023
21h30- Show com MC Super Shock
22h30 – Apresentação cultural com Flávia Gonçalves

Dia 03 de junho
Manhã

8h – Acolhida Cultural
8h30 às 12h – Oficina “Luz, câmera e ação: Por dentro do set” com Joyce Cursino

Tarde
14h – Oficina “Formatação de Projetos Audiovisuais” com Argel Medeiros
16h – Oficina de “Direção Cinematográfica” com Zienhe Castro

Noite
19h – Alta Batalhas
20h – Premiação do Curta Xingu 2023
21h – Atividade cultural da Associação dos Grupos Folclóricos de Altamira (Escolha da Rainha AGFAL)
22h – Show com Grah Podanosk

Sobre o Curta Xingu

A sétima arte encanta milhões de pessoas há décadas e podemos afirmar que o Cinema é um dos espaços mais democráticos entre as expressões culturais artísticas. Na telona ou nas telinhas dos smartphones descobrimos histórias fictícias ou reais, eternizadas na produção audiovisual. E assim, nasceu o projeto do Curta Xingu, da vontade e entusiasmo da Jornalista e Produtora Cultural Val Araújo, apaixonada por contar histórias e potencializar a voz dos moradores da região sudoeste do Pará.

O projeto é uma realização da Arte Comunicação Xingu que tem como missão “a democratização da comunicação, envolvimento produtivo sustentável, com respeito ao equilíbrio entre a sociedade e a natureza, atuando com base no conhecimento das múltiplas diversidades de povos e culturas da Transamazônica e Xingu”.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *