A Norte Energia, empresa privada concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, e a Prefeitura de Altamira lançam, nesta quinta-feira (03), às 9 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Altamira, o projeto PERMEAR, que tem como objetivo a formação de professores da rede pública municipal na temática histórias e culturas indígenas. O projeto será executado pelo programa Belo Monte Comunidade, da UHE Belo Monte, e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Participam da solenidade representantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Território Etnoeducacional do Médio Xingu (TEEMX) e da Coordenação Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de Altamira. Também foram convidados representantes do Ministério da Educação, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ministério dos Povos Indígenas e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).
O PERMEAR consiste na capacitação de 48 professores do ensino Fundamental Maior, do 6º ao 9º ano, por 10 professores indígenas da rede municipal de ensino de Altamira, pelo consultor linguista Nelivado Santana, que é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e por Vanessa Caldeira, antropóloga da Norte Energia.
A execução do projeto envolve quatro módulos, uma carga horária de 112 horas, com previsão de serem concluídos em dezembro. O conteúdo programático inclui as disciplinas de história, geografia e estudos amazônicos. Além disso, a capacitação oferece o desenvolvimento de material didático para ser usado em sala pelos docentes e alunos do Fundamental Maior.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA – A iniciativa da Prefeitura de Altamira e da Norte Energia de fazer a interdisciplinaridade entre professores indígenas e não indígenas está em consonância com a Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008, que alterou a legislação anterior e estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O maior desafio dessa inclusão nos municípios brasileiros tem sido a falta de formação dos professores sobre a cultura indígena, o que norteou a iniciativa da Prefeitura e da Norte Energia para o projeto PERMEAR.
SERVIÇO
Norte Energia e Prefeitura de Altamira lançam Projeto PERMEAR
Data: quinta-feira, 03 de agosto de 2023
Horário: 9 horas
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Altamira, à Rua 7 de Setembro s/n, Bairro Esplanada do Xingu.