Nove alunos de Altamira se formaram como recepcionista na manhã desta segunda-feira, 28. O curso que teve a duração de dois meses, com uma carga horária de 160 horas, foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – (Senac) em parceria com Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira – (Aciapa), Sindicato do Comércio – (Sindicomércio) e com Sindicado dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Altamira (Sinhoal). A formatura com a entrega de certificados aconteceu no auditório do Centro Empresarial de Altamira.
“A Aciapa fez o pedido desse curso junto ao Senac para que nós pudéssemos formar mais recepcionistas aqui pra nossa região. O Senac atendeu de prontidão e Aciapa cedeu o espaço físico com toda a logística para que o curso pudesse acontecer”, disse Deivison Sousa, vice-presidente da Associação Comercial de Altamira.
De acordo com o professor do Senac que veio de Santarém para ministrar as aulas, o curso ofereceu três unidades curriculares sobre recepcionar e atender pessoas, o projeto integrador com uma aula pratica e também sobre organizar e operacionalizar procedimentos em recepção.
“Eu avalio que Altamira tem, a partir de agora, 9 profissionais com conhecimento teórico e prático, com visão de futuro, utilizando recursos tecnológicos e também sabendo agir em situações adversas. Se faltar energia ou internet, por exemplo, eles vão saber trabalhar e cuidar muito bem da sua empresa”, afirmou Amiraldo Santos, professor do Senac, que conduziu a turma.
Quem se formou também garante que está pronto pra atuar no mercado de trabalho.
“Esse curso representa o desenvolvimento na área de trabalho voltado para recepcionista não só em redes de hotéis como também em clínicas médicas. Também é um avanço pra ajudar a conquistar um emprego na cidade de Altamira. O curso acrescentou muito mais conhecimento”, frisou o formando Gleydson de Castro da Costa.
Raimundo Sanches, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, aproveitou para chamar atenção das pessoas a se qualificar.
“Altamira precisa de pessoas para atender a nossa clientela. Infelizmente teve curso pra garçom apareceu apenas um interessado para se inscrever. A maior reclamação hoje em Altamira chama-se atendimento. Os jovens de Altamira precisam aproveitar esses cursos porque a cidade precisa de pessoas preparadas para atender o povo”, comentou Sanches.
Massaó Shimon, presidente do Sindicomércio ressaltou que novos cursos serão realizados de acordo com a demanda. Ele aprovou e agradeceu a parceria entre as entidades.
“Essas parcerias feitas com Sesc e o Senac são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Novos cursos vão acontecer e isso só vai depender da demanda e do interesse dos trabalhadores do comércio”, afirmou o presidente do Sindicomércio.
A cerimônia contou também com a presença do Diretor do Senai Altamira, João Vieira, do Diretor da Aciapa, Otoniel Nogueira e do Coordenador de Turismo do município, Wyllyan Farias.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu