Um ataque violento atingiu fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e agentes da Força Nacional enquanto conduziam uma operação de fiscalização contra o desmatamento na Floresta Nacional de Aripuanã, situada nas proximidades do distrito de Santo Antônio do Matupi, no Sul do Amazonas.
O incidente ocorreu na tarde de quinta-feira, (28 de setembro), e, por sorte, não causou ferimentos às equipes envolvidas.
Em nota, o ICMBio afirmou que a fiscalização teve o objetivo de verificar desmatamento apontado pelo sistema DETER – um alerta de fiscalização e controle de degradação florestal – de 762 hectares dentro da Floresta Nacional.
No local, foram encontrados 550m³ de madeira ilegal em tora, além de armas, equipamentos e veículos usados no desmatamento ilegal. Todos os equipamentos foram apreendidos ou destruídos. Além disso, quatro infratores foram identificados e multados em R$ 7,6 milhões.
Homens derrubaram árvores, cercaram as viaturas dos fiscais e atearam fogo aos veículos. Os agressores também bloquearam a BR-230, conhecida como Rodovia Transamazônica. Os fiscais foram posteriormente resgatados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM). (Vídeo abaixo)
Com informações do Roma News.