O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou na Sede do MPPA de Altamira, a quarta edição do Projeto “Rosas do Xingu: Sozinhas somos pétalas e juntas somos rosas”, projeto idealizado pela 5ª Promotora de Ações Constitucionais, Defesa da Probidade Administrativa e Fazenda Pública de Altamira, Renata Cardoso.
Nesta edição, o projeto concentrou-se nos “Direitos da mulher com câncer”, abordando temas cruciais como prevenção, diagnóstico, tratamento e o bem-estar de mulheres com câncer de mama. O evento incluiu palestras informativas, contribuindo para disseminar conhecimento e promover a conscientização sobre a importância do apoio às mulheres afetadas pelo câncer.
As palestras sobre o tema “Direitos da mulher com câncer” foram ministradas pela enfermeira Érika Ramos, que tratou sobre a prevenção e o tratamento da doença, e pela psicóloga Shirley Gois, que abordou questões como autoestima, saúde física e mental das mulheres que passam por este processo. Houve também a realização de dinâmicas técnicas, como a distribuição de palavras aos participantes que ao lerem em voz alta, participaram ativamente da atividade.
O Projeto Rosas do Xingu possui a perspectiva de realização de novos eventos nos meses seguintes, além de objetivar melhorias estruturais e de atendimento em face do poder público em benefício das mulheres em tratamento oncológico residentes na área rural e urbana de Altamira.
Fonte: MPPA