Search
Close this search box.

Bastidores da política: conheça as pessoas citadas nas pesquisas em redes sociais para disputar as eleições em Altamira

Continua após a publicidade

O Portal A Voz do Xingu resolveu levantar um histórico da vida dos seis nomes hoje mais citados nas redes sociais e nos bastidores da política altamirense, como possíveis candidatos a prefeito de Altamira, nas eleições de 2020. Apesar de ainda faltar 15 meses para o pleito eleitoral e de parecer longe, os bastidores políticos do município já estão em clima de disputa. Todos os citados confirmam domicílio eleitoral em Altamira. Agora para terem seus nomes oficialmente homologados, eles terão ainda que enfrentar as convenções partidárias, que é o momento em que o partido define, de fato, quem será o candidato oficial. Vale lembrar ainda que a janela partidária será aberta em abril de 2020, momento em que políticos com mandatos, terão 30 dias para mudarem de partido. Assim, vamos citar os possíveis candidatos e com as suas respectivas legendas atuais, e o faremos levando em consideração a ordem alfabética.

Claudomiro Gomes da Silva: Filho de Altamira, ingressou na Universidade Federal do Pará – UFPA, como professor de Letras, chegando ao cargo de Coordenador do Campus Altamira. Aos 28 anos de idade foi eleito prefeito de Altamira depois de derrotar um grupo que estava no poder há mais oito anos. Sua administração, que aconteceu entre os anos de 1997 a 2000, foi marcada pela valorização da educação, cultura, obras como: a praça do Mirante, ginásio poliesportivo da Brasília e programas sociais, assim como investimento nas reaberturas de estradas e vicinais da zona rural. Claudomiro foi reconhecido pelo Unicef, devido ao Projeto Esperança, criado em sua gestão. Projeto esse que retirou mais de 300 crianças em situação de risco das ruas. Ele também é lembrado até hoje como o prefeito que realizou o primeiro concurso público da Prefeitura de Altamira. Em 2000, Claudomiro não quis tentar a reeleição. Já em 2008, ele tentou voltar ao Executivo Municipal, mas acabou perdendo as eleições para então prefeita Odileida Sampaio. Em 2012 Claudomiro entrou novamente na corrida pelo cargo de prefeito, disputando com Délio Fernandes e Domingos Juvenil, que acabou sendo o eleito. Atualmente Claudomiro trabalha com turismo sustentável e pesca esportiva e é proprietário de uma pousada às margens do Rio Xingu. Ele ainda está sem partido, mas flerta com a possibilidade de se filiar ao PSB.

Denise Sousa Aguiar: Nascida em Altamira, é filha do vereador Raimundo Sousa Aguiar, conhecido como Raimundinho Aguiar, e Marisa de Sousa Aguiar, e tem três filhos. Cursou a Faculdade de Direito e em seguida ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Em Brasília – DF se pós-graduou em Direito Criminal e Direito do Trabalho. Trabalhou como Procuradora Jurídica no município de Ananindeua-Pará, entre os anos de 2005 a 2007. Em seguida ocupou o cargo de Sub-chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa no Estado do Pará até o ano de 2010. Em 2013, assumiu o cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura de Altamira, trabalho que exerce há 06 anos. Neste mesmo período chegou a cumular também o cargo de Secretária Municipal de Planejamento. A frente do Gabinete implantou projetos como Chão Legal, de regularização fundiária urbana que já beneficiou mais de 8 mil famílias, chegando até o Distrito de Castelo de Sonhos; implantou o projeto Cidade Legal, Calçada Cidadã, entre outros. Hoje é secretária geral do MDB, em Altamira.

Francisco Marcos do Nascimento (Marquinhos): Natural de Canindé no Ceará, chegou a Altamira em 1972, aos cinco anos de idade. Ele é considerado como um dos vereadores mais polêmicos dos últimos anos em Altamira. Marquinho já foi por 20 anos empresário no ramo de calçados e materiais de esporte, e exerceu o cargo de presidente do Xingu Praia Clube e Gerente da Adepará. Hoje ele desempenha o cargo de vereador pela terceira vez, atualmente pelo PDT. Já foi líder do governo Juvenil na Câmara de vereadores, entre os anos de 2013 e 2014, mas no ano seguinte rompeu com atual gestão e a partir de então se tornou um grande opositor. Nas eleições de 2016 foi o quarto vereador mais bem votado, obtendo 1.541 votos. O parlamentar conta com apoio de uma TV (Band) e de uma rádio de propriedade de seus familiares, para denunciar e cobrar da atual administração problemas cotidianos enfrentados pela população, principalmente dos bairros mais afastados do centro. Em 2018, Marquinho encarou a candidatura de deputado estadual e conseguiu obter 9.661 votos, sendo em sua maioria na cidade de Altamira. O político foi um dos que abraçou a candidatura do atual governador do Estado, Helder Barbalho na região do Xingu, e se considera bem relacionado com as lideranças políticas das esferas estadual e federal.

Joseilda Amaral (Josy Amaral): Filha de Altamira, despontou na política logo como candidata a deputada estadual no ano de 2014, pelo PSB, quando obteve 37.236 votos, ficando como primeira suplente. Esposa do ex-prefeito de Vitória do Xingu, Erivando Amaral, Josy Amaral como é conhecida exerceu por quatro anos o cargo de Secretária do Trabalho e Promoção Social em Vitória do Xingu, onde teve um trabalho voltado principalmente para o social daquele município. Diante da votação expressiva para deputada Josy Amaral encarou, nas eleições municipais de 2016, o cargo de prefeita de Altamira e conseguiu obter 22.890 votos, perdendo as eleições por pouco menos que 3.000 votos, para o atual prefeito de Altamira, Domingos Juvenil (MDB). Nas eleições de 2018, Josy vestiu a camisa e apoiou o atual governador Helder Barbalho. Atualmente, Josy está sem partido, mas segundo ela, tem conversado com algumas lideranças estaduais e em breve estará filiada em um grande partido. Josy também afirmou que está resolvendo sua situação de inelegibilidade perante a Justiça Eleitoral.

Loredan Mello: Natural de Belém, Loredan chegou em Altamira em 1996 para trabalhar como médico anestesista, o primeiro da cidade. Já foi diretor do Hospital Municipal entre os anos de 2001 a 2004, e gerente do Hemopa de Altamira, além disso Loredan foi eleito vereador de Altamira por quatro mandatos consecutivos e é o primeiro presidente do legislativo com dois mandatos consecutivos e guarda em seu currículo, dois títulos de Gestor Transparente, concedidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Entre os Projetos de Lei de sua autoria, ressalta o Programa de Saúde da Família Rural, Procon, criação da Guarda Municipal e o Sistema Rodoviário próprio do município. Como presidente da Casa de Leis, ele tem procurado desenvolver um trabalho com a maior participação da sociedade, através de audiências públicas onde são debatidos os principais problemas enfrentados pelos altamirenses. Loredan também vestiu a camisa do atual governador nas últimas eleições. Loredan atualmente é filiado ao MDB.

Odileida Sampaio – Natural de Altamira, Odileida é funcionária pública aposentada do Banco do Brasil, e se destacou como a vereadora mais bem votada de Altamira no final da década de 90 e início dos anos 2000. Foi então que conseguiu derrotar Domingos Juvenil em 2004 e se tornou a primeira mulher prefeita de Altamira. Foi também a primeira candidata reeleita da história do município no ano de 2008. Seu governo que se estendeu entre os anos de 2005 a 2012, foi marcado principalmente pelo Social, como o projeto Zico 10 que tirava crianças de situação de risco das ruas, a construção de um conjunto habitacional, o projeto Cinturão Verde que apoiava os pequenos produtores na criação de hortaliças em terrenos baldios na cidade, lutou junto ao governo do Estado pela implantação do Hospital Regional da Transamazônica. No ano passado chegou a registrar a sua candidatura como deputada estadual, mas foi indeferida pela Justiça Eleitoral, por ter contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União que a condenou ao pagamento de multas e a perda dos direitos políticos por 08 anos, a contar a partir das eleições de 2018.  A ex-prefeita trabalha para reverter a sua situação perante a Justiça Eleitoral até o próximo pleito.

Como citamos no início do texto, essa matéria jornalística procurou repassar aos seus leitores um pouco da história de cada um dos nomes mais citados nas redes sociais e nos bastidores de Altamira como possíveis candidatos à prefeito de Altamira.

Matéria produzida por Wilson Soares – Portal A Voz do Xingu

Atualizada às 21:50h, do dia 04 de julho de 2019.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *