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Concessionária de energia identifica mais de 3 mil ligações irregulares em Altamira durante o ano de 2023

A empresa realizou mais de 7 mil ações de fiscalização no ano passado no município.

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Em 2023, a Equatorial Pará realizou 7022 ações de fiscalização contra ligações irregulares em Altamira, no sudoeste do Pará. Desse total, foram constatados 3172 casos de fraude no consumo de energia. A prática de furto é considerada crime e apresenta riscos tanto para a pessoa que pratica a ação irregular quanto para outros consumidores ao redor.

Ligações elétricas irregulares podem interromper o fornecimento de energia, pois são realizadas à revelia da Distribuidora e podem sobrecarregar a rede, além de serem propensas a causar acidentes graves ou até fatais por serem feitas sem autorização e por pessoas não capacitadas.

Henrique Maciel, gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Pará ressalta como o cuidado e a denúncia nesses casos é fundamental.

“Nossa rede não pode sofrer interferência de pessoas não habilitadas e sem autorização, sob nenhuma circunstância. Além disso, quando é realizado o popularmente conhecido como “gato”, a qualidade no fornecimento pode diminuir, os acidentes elétricos que podem causar curtos ou incêndios têm mais possibilidade de acontecer, isso é o que a fiscalização tenta evitar, por isso, a participação da população por meio de denúncias é fundamental”, destaca Henrique.

Vale ressaltar que furto de energia é crime, de acordo com o artigo 155, e pode gerar pena de um a quatro anos de reclusão, além de aplicação de multa. A irregularidade pode ser denunciada para o disque denúncia da Polícia Civil, no número 181. 

Prática criminosa

Com base em um incisivo plano de combate às perdas energéticas, desenvolvido desde 2013, a Equatorial Pará mobiliza equipes exclusivas para mapear e eliminar ações de furto de energia em todo o Estado. O trabalho conta com o apoio da Polícia Civil, que é acionada quando há caracterização de furto ou desvio. A denúncia que a população pode fazer de forma anônima nos canais de atendimento da empresa, como o site (www.equatorialenergia.com.br), Central de Atendimento (0800 091 0196) e aplicativo.

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