Altamira/PA – Na noite da última quarta-feira (31 de jan. 2024), o 51º Batalhão de Infantaria de Selva comemorou 51 anos de existência na cidade de Altamira, no Pará. A data foi celebrada no pátio do Batalhão, com uma formatura militar que reuniu autoridades municipais, representantes de órgãos de segurança pública, militares e convidados.
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
“Comemorar os 51º anos desse Batalhão é de extrema relevância, pois a história do 51º BIS se confunde com a de Altamira. Para nós, que fazemos parte do Batalhão, receber as pessoas que nos agraciaram com a presença foi um enorme prazer”, declarou o Comandante do 51º BIS, Ten. Cel. Fabrício Lino.
A cerimônia teve início às 20h com a apresentação de um vídeo que mostrou a trajetória do Batalhão durante as cinco décadas de existência na região do Xingu. Instalado em 31 de janeiro de 1973, o 51º BIS está localizado no Alto do Forte da Colina, em Altamira, na região sudoeste do Pará. Desde 2008, recebeu o nome de “Batalhão Capitão-Mor Bento Maciel Parente”. A unidade tem uma estrutura com 5 Companhias e um efetivo de mais de 600 militares.
Prefeito recebendo seu certificado de “Amigo do Batalhão” – Foto: Wilson Soares
Durante a solenidade, personalidades locais que contribuíram com a história do Batalhão foram agraciadas com o Diploma de “Amigo do Batalhão“. Entre os homenageados, o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, que expressou sua gratidão e falou sobre a parceria da Instituição Militar com o Município. “O 51º BIS é um patrimônio de Altamira. Sentimos muito orgulho de ter aqui uma das instituições mais importantes”, disse o prefeito, que também aproveitou para agradecer pela comenda recebida. “Falo como nativo de Altamira que sabe da importância em reconhecer o papel relevante do 51º BIS para o nosso município e receber essa horaria é motivo de muita alegria”, frisou o prefeito.
Antônio Vieira recebendo seu certificado de “Amigo do Batalhão” – Foto: Wilson Soares
Antônio Vieira da Silva, há 35 anos presta serviços cortando o cabelo dos militares nas dependências do 51º BIS. Ele também recebeu o diploma de “Amigo do Batalhão”. Sua longa trajetória de dedicação aos militares foi celebrada como um exemplo de comprometimento e parceria. “Estou muito feliz por receber essa comenda porque aqui criei minha família, construí o meu patrimônio e estou muito feliz em ser homenageado”, afirmou o cabeleireiro.
Toninho Mardegan recebendo seu certificado de “Amigo do Batalhão” – Foto: Wilson Soares
O apresentador do Balanço Geral da TV Record Altamira, Toninho Mardegan, também foi homenageado. Ele ressaltou sua aproximação com o 51º BIS e a importância da imprensa na comunicação entre os militares e a sociedade. “Esse reconhecimento reforça nosso compromisso como profissionais da imprensa em estar alinhados com as ações das Forças Armadas em nossa região”, destacou Mardegan, dedicando o diploma a todos os colegas de profissão.
Ainda foram homenageadas as seguintes personalidades altamirenses:
– Coronel Marcos Paulo Vilhena Barros, Comandante do CPR VIII
– Tenente Cel. Wagner Jorge Vinagre Mendes, Comandante do 16º BPM
– Deivison de Sousa Santos, empresário
– Arilúcio Batista dos Santos, empresário
– Wesley Martins da Costa, empresário
– Benedito Edson Costa, Vice-diretor do Demutran Altamira
– Silvânia Braz da Silva, diretora do Shopping
Deivison Sousa recebendo seu certificado de “Amigo do Batalhão” – Foto: Wilson Soares
No discurso, o Tenente Coronel Fabrício Lino enfatizou a importância da integração entre a sociedade altamirense e o Batalhão de Infantaria de Selva, destacando a missão constitucional de defesa da Pátria e o auxílio aos mais necessitados.
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
“Estamos integrados à sociedade, cumprindo nossa missão e estendendo a mão amiga aos mais necessitados”, afirmou o comandante.
Na sequência, foi realizado o desfile de um grupamento composto por veteranos que prestaram serviço no Batalhão ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990. Essa reverência foi prestada como uma sincera homenagem àqueles que foram pioneiros na construção da história desta Organização Militar. Logo em seguida, ocorreu o desfile das tropas em continência ao comandante do Batalhão, encerrando, assim, a cerimônia.
A celebração dos 51 anos da instituição militar não apenas enalteceu a história do 51º Batalhão, mas fortaleceu os laços de colaboração com a comunidade de Altamira.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu