A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Aperfeiçoamento para professores de língua inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI). Voltada para docentes efetivos que lecionam a disciplina de língua inglesa no ensino médio, a iniciativa oportuniza o profissional a realizar um curso de intercâmbio, nos Estados Unidos. As inscrições irão até o dia 20 de março, por meio do e:mail [email protected].
O programa de intercâmbio é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceria com a Seduc, e tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana, que inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, no uso de tecnologias em educação. Além de contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes, transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.
“Essa é uma oportunidade incrível para nossos professores de inglês da rede estadual do Pará. Estamos elaborando uma série de políticas fundamentais que dialogam, inclusive, com a participação intensiva dos nossos professores e estudantes no Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, neste ano, e para a COP 30 no ano que vem, ambos no Pará. Fortalecer a atuação das nossas equipes é fundamental para esse momento e para a garantia de uma educação de qualidade para nossos estudantes. Essa é mais uma oportunidade, além do Centro de Estudo de Línguas que estamos implementando neste ano para todos”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
O programa acontecerá entre os meses de agosto a dezembro de 2024 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no DAI possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e estudantes nos Estados Unidos.
Para se candidatar, o interessado deverá ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana; possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês; ter proficiência em inglês; ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio; ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal; despender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular; será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior. Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.
Os candidatos passarão por três seleções, a estadual, nacional e internacional, sendo que na fase estadual, conduzida localmente, a avaliação deverá ser feita pela Seduc, preferencialmente, levando em conta o projeto individual que será avaliado em todas as etapas de avaliação nacional e internacional. Na etapa nacional, que será organizada em três fases, as propostas serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e Consed. Já na internacional, todas as candidaturas dos países participantes do programa Fulbright DAI serão revisadas por um comitê composto por especialistas em educação em Washington, D.C. O comitê recomendará as candidaturas para considerações finais e aprovação do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB).
A professora Cleide Oliveira, que leciona na Escola Estadual Professora Ducilla Almeida do Nascimento, em Altamira, município da região sudoeste paraense, foi selecionada em 2022 e esteve nos Estados Unidos em 2023.
“O Fulbright DAI foi um verdadeiro divisor de águas na minha trajetória profissional, uma experiência que abriu portas incríveis. Durante 5 meses, tive a oportunidade única de mergulhar nos Estados Unidos, com todas as despesas cobertas, algo que, honestamente, eu nunca poderia ter feito por conta própria. Durante esse período, mergulhei de cabeça em uma escola de ensino médio nos Estados Unidos, atuando como professora auxiliar. Foi mais do que uma simples observação; foi uma imersão total no cotidiano escolar, permitindo-me absorver de perto o funcionamento das escolas estadunidenses, explorar metodologias inovadoras, integrar tecnologias educacionais e vivenciar diversas abordagens de ensino. Participar do programa não é apenas uma vitória individual, é uma vitória coletiva. A escola se beneficia ao ter um professor mais qualificado e preparado para inspirar aulas inovadoras de inglês, além de agregar um vasto repertório cultural”, conta a professora.
“O processo seletivo do Programa de Aperfeiçoamento para professores de língua inglesa constitui uma experiência muito significativa para os docentes de língua inglesa da rede estadual, pois a experiência imersiva nos Estados Unidos possibilita o enriquecimento cultural, acadêmico e pedagógico para nossos docentes que, por sua vez, poderão enriquecer sua prática pedagógica com os estudantes da rede, sendo, assim, os principais beneficiados. Cabe destacar também que, nos últimos anos, os docentes da Seduc ficaram muito bem posicionados, com participação efetiva no programa”, conta Augusto Paes, diretor do Cefor.
Inscrição – A inscrição para a etapa estadual da Seduc, o candidato deverá enviar identificando no assunto – INSCRIÇÃO FULBRIGHT DAI 2023-2024, os seguintes documentos: FY24 Fulbright DAI Application, Leave Approval Form em inglês e traduzido para o português (preenchidos e assinados pelo Diretor da Escola), o Currículo resumido, Institutional Support And Reference Form (preenchido e assinado pela Coordenação Pedagógica da Escola), a cópia de um Documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte válido), bem como a cópia do histórico escolar e diploma da licenciatura em Língua Inglesa. Caso o candidato seja selecionado, o visto com o de acordo será dado posteriormente pelo Secretário Adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles.
Mais informações e documentação necessária, no site da Seduc.
Texto: Bianca Rodrigues – Ascom/Seduc