Durante o inverno amazônico é comum o aumento das chuvas e com isso, aumenta também, a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças. Pensando nisso, o Hospital Geral Público de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho (HGPCS), na região de Altamira, área de integração do Xingu, está reforçando ações de combate a dengue e a malária, dentro e fora da unidade.
O Hospital Geral de Castelo de Sonhos é referência em atendimentos de baixa complexidade e trouxe melhorias na área da saúde, facilitando o acesso aos serviços médicos para a população que vive à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).
A unidade possui em sua estrutura 34 leitos operacionais e não operacionais e oferta consultas, cirurgias, exames e outros atendimentos em sete especialidades médicas: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Cardiologia e Clínica Médica.
A unidade pertence ao governo estadual e tem a administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem atendimento de Emergência e Ambulatorial e ocorre de forma referenciada, encaminhado ao Hospital por meio da Regulação Estadual, Samu, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária e Militar.