Search
Close this search box.

População de Medicilândia comemora festa de São João com fogueira gigante

Continua após a publicidade

Uma tradição cultural e religiosa que foi trazida do estado do Paraná pela família Brighenti já se repete há duas décadas em Medicilândia, no sudoeste do Pará. É a festa da fogueira, comemorada no último sábado, 22 de junho e que se estendeu até o domingo (23/6). O festejo junino reuniu mais de 5 mil pessoas, no Sítio Mineiro, no travessão do km 85 norte a 8 km de distância da BR-230, na propriedade do agricultor Geraldo Mineiro.

Este ano, a fogueira feita com madeira de reflorestamento teve 15 metros de altura. A montagem da estrutura começou um mês antes do evento. Além da ajuda de voluntários foi necessário o uso de tratores para erguer a maior fogueira já feita na região da Transamazônica.

Foto: Amadinha

A festa, que começou com uma pequena reunião entre amigos no ano de 2004, ganhou proporções maiores ao longo do tempo e virou uma tradição com novos adeptos a cada ano. Durante 15 anos, o festejo foi comandado pela família Brighenti que deixou a iniciativa como um legado para toda a comunidade. Por esse motivo, a partir deste ano de 2024, houve uma mudança. A festa, além de entrar para o calendário oficial de eventos do município, será realizada pelos moradores em comunidades diferentes, a cada ano.

Foto: Amadinha

Paralelamente à construção da fogueira, no mês que antecede os festejos de São João Batista, os agricultores se reúnem e rezam pelo menos nove novenas em casas de diferentes famílias como forma de preparação para a grande celebração religiosa que acontece no dia da festa.

A programação continuou no domingo com muitas atrações para o público. Os moradores tiveram a oportunidade de saborear pratos típicos e churrasco, além de participar de leilões de frango e porco assados, novilhas e sementes de cacau. Também puderam concorrer no bingo cujo prêmio era uma moto pop.

Todas as comidas vendidas na festa foram feitas e doadas pelos agricultores. A arrecadação total das vendas será destinada à Igreja Católica, para ajudar na construção da nova sede Matriz.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *