Uma carreta carregada de bovinos tombou na noite de terça-feira (17 de setembro), ao tentar subir uma ladeira no travessão do km 40, na zona rural de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. O incidente ocorreu por volta das 20h.
Segundo populares, o motorista havia optado por essa estrada como alternativa para evitar o bloqueio dos indígenas no km 27 da BR-230, entre Altamira e Belo Monte. Durante a subida da ladeira, o motorista perdeu o controle da carreta, que acabou tombando.
De acordo com o condutor, que estava sozinho no veículo, a carga partiu da cidade de Uruará com destino a Marabá e era composta por 50 animais. No acidente, 18 bovinos morreram.
Uma força-tarefa foi organizada para salvar o maior número possível de animais. No entanto, cinco bovinos não puderam ser aproveitados para consumo devido ao tempo que levaram para ser retirados da carreta. Os animais sobreviventes foram levados para fazendas próximas.
A Prefeitura de Vitória do Xingu disponibilizou uma máquina para ajudar na desobstrução da estrada. Um desvio foi aberto para permitir o tráfego de veículos, enquanto moradores da região colaboraram no resgate dos bovinos.
A empresa responsável pelo transporte acionou um guincho, e após quase 24 horas de trabalho, a estrada foi liberada.
Por Patrícia Pires e Wilson Soares (A Voz do Xingu)